eleições 2024

Quem não fez cadastro biométrico pode votar para prefeito e vereador?

Site da Justiça Eleitoral oferece ferramenta para que eleitor ou eleitora confira se o título está regularizado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cadastro biométrico é obrigatório em alguns casos - Foto: Wilson Dias/ABr

Eleitoras e eleitores que não fizeram o cadastramento da biometria no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem estar impedidos de votar nas eleições municipais deste ano. É preciso verificar caso a caso para saber se o cadastro está regular.

site oficial do TSE oferece um formulário específico para essa consulta. Para acessá-lo, clique aqui. É possível verificar a situação eleitoral informando nome e data de nascimento; CPF ou número do título eleitoral.

O processo de recadastramento biométrico dos eleitores começou em 2008 e ocorre de forma gradual. Além disso, a transição foi afetada pela pandemia de covid-19. Caso não tenha feito o recadastramento, mas esteja com a situação considerada regular, o eleitor ou eleitora poderá votar normalmente apresentando documento oficial com foto.

Quem não tem acesso ao Título Eleitoral e não sabe onde fica o local de votação, também pode acessar o site do TSE clicando aqui. Neste caso, com o número do CPF, a data de nascimento e o nome da mãe o sistema informa o endereço da seção eleitoral.

As eleições municipais deste ano envolverão eleitoras e eleitores de praticamente todo o Brasil. As duas únicas exceções são os moradores e moradoras do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, que não têm prefeitos e vereadores.

Votações estão previstas para acontecer em 6 de outubro, em primeiro turno, e em 27 de outubro, caso haja segundo turno (que pode ocorrer em cidades com mais de 200 mil eleitores cadastrados). Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Edição: Nathallia Fonseca