Estamos em período de eleições municipais e o Brasil de Fato acompanha de perto essas disputas. Afinal, é na escolha de prefeitos e vereadores que temos a oportunidade de transformar a vida nos 5.569 municípios do país.
Assim como fizemos em eleições anteriores, tanto nacionais quanto municipais, e ao longo dos 21 anos de história do Brasil de Fato, entendemos que nossa missão é apresentar as informações mais relevantes sobre o processo eleitoral e discutir os temas essenciais para a população, que são parte do nosso jornalismo cotidiano. Nosso desejo é que essas informações permitam que você faça a melhor escolha.
Questões de saúde pública, como as longas filas para atendimento e exames nas Unidades Básicas de Saúde, o preço das passagens e o funcionamento do transporte público municipal, as condições das creches e escolas, além dos espaços e políticas para a juventude são alguns dos tópicos centrais em todo o Brasil. Como estão nossas cidades? O que queremos e precisamos mudar?
Acreditamos que a mudança é possível e necessária, e por isso destacamos a importância do envolvimento de toda a população na política institucional, não apenas no dia da eleição. Conhecer as regras do jogo democrático, o papel dos órgãos públicos, os limites e o uso de recursos públicos e o funcionamento das instâncias de justiça é arma poderosa na condução e construção da nossa vida.
O desafio é romper com o discurso antipolítica, que afasta os cidadãos das decisões e do acompanhamento do trabalho de seus representantes após as eleições.
Nosso compromisso é ser transparente com você, leitor e leitora. Nossa linha editorial está sempre ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras e dos movimentos que lutam por direitos e melhores condições de vida, além de combater o racismo, a LGBTfobia e o machismo. Afinal, nossas pautas abordam as questões que perpassam a vida da população.
Em todo o país, temos candidatos que estão mais próximos do projeto de Brasil que queremos e lutamos para existir. E não viemos aqui, neste texto, te convencer. Mas esse fato não nos tira a responsabilidade de cobrança e fiscalização sobre todos os eleitos, e você pode contar com o nosso jornalismo para isso.
Defendemos o papel da mídia no período eleitoral e rejeitamos a disseminação de notícias falsas ou discursos de ódio que manipulam decisões. Nosso objetivo é fornecer informações e dados que possam ajudar não apenas na escolha nas urnas, mas nas decisões cotidianas.
E para fortalecer cada vez mais a nossa linha editorial, a favor da classe trabalhadores no Brasil e no mundo, te convidamos a apoiar nossa campanha de financiamento coletivo. Sua contribuição é fundamental para seguirmos com este importante trabalho.
Siga lendo o Brasil de Fato e divulgando nossos conteúdos. Só construiremos um outro mundo possível quando disseminarmos ideias e propostas coerentes com o projeto que visa melhorar a vida de toda população, especialmente com a preservação da vida no planeta.
Que o Brasil escolha o melhor para suas cidades.
Um abraço e bom final de semana, |
Edição: Nathallia Fonseca