Ouça e Assista

Tempero da Notícia: na ONU, Lula pede fim do massacre de Israel contra Gaza

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

Como prevê a tradição, o Brasil fez o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, em Nova York. Nesta semana, o presidente Lula (PT) fez a primeira fala do dia entre os chefes de Estado e, durante quase 20 minutos, fez fortes cobranças à instituição.

A principal delas clama por uma reforma do Conselho de Segurança da ONU que tem a mesma composição desde o fim da 2ª Guerra Mundial. É nesse colegiado, por exemplo, que os países debatem ações de cessar fogo – todos os pedidos feitos para se encerrar o genocídio em Gaza foram vetados pelos Estados Unidos.

:: Lula volta a criticar postura da ONU no enfrentamento a conflitos: 'Crise na governança global requer mudanças estruturais' ::

Sobre Gaza, Lula também cobrou o fim do massacre promovido por Israel e saudou a presença dos palestinos na Assembleia. Coube a Lula e a Gustavo Petro, presidente da Colômbia, o papel de defender a primazia dos Estados e das grandes negociações em um mundo convulsionado.

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Guerra no Oriente Médio

Enquanto segue com seu genocídio na Palestina, sem qualquer sansão internacional, Israel abre uma nova frente de batalha no Oriente Médio. Depois de diversas incursões surpresas, como a explosão de pagers e walkie-talkies de membros do Hezbollah no Líbano, Israel faz ataques diretos ao país vizinho

Em uma semana de ataques, já são mais de 700 mortos, centenas de feridos e mais de 30 mil pessoas que deixaram o Líbano em direção à Síria. Os bombardeios se concentram no Sul do Líbano, mas também se espalham para diversas regiões, inclusive a capital Beirute.

:: Netanyahu escala guerra no Líbano com foco em eleições dos EUA, dizem analistas ::

Entre os mortos estão dois jovens brasileiros de família libanesa: Mirna Raef Nasser, de 16 anos, natural de Balneário Camboriú, em Santa Catarina – o pai dela, que ainda não teve o nome e nem a cidadania confirmados, também morreu; e Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, nascido em Foz do Iguaçu (PR). O pai dele, o paraguaio Kamal Hussein Adbdallah, de 64 anos, também foi morto no ataque israelense.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Justiça Eleitoral, que até o momento não foram capazes de colocar limites na extrema direita, que transformou a eleição para a Prefeitura de São Paulo em um show de horrores. 

Após episódios de xingamentos, mentiras, acusações e até uma cadeirada desferida em um candidato, esta semana um assessor de Pablo Marçal (PRTB) desferiu um soco em um marqueteiro do prefeito Ricardo Nunes (MDB), Duda Lima.

:: Assessor de Marçal que atacou marqueteiro de Nunes já havia partido para cima de auxiliares de Datena antes ::

A presidenta do TSE, a ministra Carmen Lucia se posicionou contra os atos de violência da campanha de São Paulo, e prometeu colocar a Polícia Federal para investigar a escalada. O posicionamento, no entanto, chega tarde demais, a pouco mais de uma semana do pleito. 

Cafezinho

E o Cafezinho desta semana vai para o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), que segue resistindo à tentativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de seus aliados de cassar seu mandato.

Braga foi um dos primeiros a enfrentar Sergio Moro, apontando as contradições do então juiz da Lava Jato. O psolista também teve coragem para denunciar, no plenário da Câmara dos Deputados, as manobras autoritárias de Lira. 

:: Glauber Braga é solto após prisão por defender ocupação na Uerj ::

Enquanto segue sua luta institucional, Braga tem recebido apoios em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, atos lembraram a força de seu mandato e mostram o respaldo popular do deputado federal. 

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes