Líderes da corrida eleitoral pela prefeitura de Teresina (PI), Fábio Novo (PT) e o atual prefeito do município, Silvio Mendes (UB), protagonizaram o debate promovido pela TV Clube, afiliada da TV Globo no Piauí, na noite desta quinta-feira (3).
Quando perguntado pelo candidato Dr. Pessoa (PRD) sobre o saneamento básico no município, Fábio Novo atacou a gestão de Silvio Mendes. "A prefeitura precisa fazer sua parte. Tem uma concessão, quem administra é a Águas de Teresina, que precisa ser fiscalizada. Hoje o que acontece? Você faz um asfalto, aí vem a Águas de Teresina e quebra todo o asfalto. Existe um órgão que cuida disso e não cumpre seu papel. Até o final da minha gestão, podemos chegar em 80% de cobertura de esgoto."
Mendes pediu direito de resposta, que foi negado pela emissora. Em seguida, o atual prefeito perguntou a Novo, no principal embate entre os dois durante todo o debate.
"O senhor faria parceria com organizações sociais para administrar a saúde em Teresina?", perguntou Mendes. "Isso não está no meu plano de governo. Eu defendo o SUS e uma saúde pública. Eu chamei um médico para ser meu vice", respondeu Novo.
Mendes aproveitou a tréplica para atacar o governo federal. "O PT tem passado os hospitais públicos para organizações sociais, reconhecendo a incompetência da gestão pública."
Novo respondeu ao prefeito. "Eu não tenho duas palavras, Dr. Silvio, eu só tenho uma. Eu não vou privatizar hospital e nem mercado público, como a sua campanha espalhou. Aliás, o senhor é o mais condenado nessa eleição, a Justiça Eleitoral o condenou nove vez por mentir. Não vou privatizar mercado público e mais, vou melhorar e fazer o que você não fez."
Edição: Thalita Pires