Empate técnico

Datafolha em São Paulo: Boulos cresce um ponto e vai a 27%, Nunes e Marçal continuam com 24%

Pesquisa foi divulgada no início da noite deste sábado (5), na véspera do primeiro turno

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Nunes, Boulos e Marçal chegam em empate técnico ao dia da eleição, segundo o Datafolha - Rovena Rosa/Agência Brasil; José Eduardo Bernardes/BdF; Reprodução BandTV

O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) cresceu um ponto percentual e chegou em 27% das intenções de voto, segundo a pesquisa Datafolha divulgada no início da noite deste sábado (5), na véspera do primeiro turno das eleições municipais. Tanto Ricardo Nunes (MDB) quanto Pablo Marçal (PRTB) permanecem com 24%. O último levantamento foi publicado na última quinta-feira, em 3 de setembro.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, os três permanecem em empate técnico.

Tabata Amaral (PSB) diminuiu um ponto e foi a 10%, enquanto José Luiz Datena (PSDB) permaneceu em 4% e Marina Helena (Novo) também se manteve em 2%. Bebeto Haddad (DC), Ricardo Senese (UP), João Pimenta (PCO) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram. O percentual de brancos e nulos, por sua vez, diminuiu um ponto e bateu 5%. Os indecisos somaram 3%, o mesmo percentual da última pesquisa.

Também foi realizada uma pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Nesse cenário, Boulos tem 24%, Nunes aparece com 19% e Marçal, com 18%. No segundo bloco, Datena bate 7%, citações ao "atual prefeito", 2%, e Tabata e Marina Helena, 1% cada. Aqueles que não sabem ou que se recusaram a responder são 19%.

Também foram testados possíveis cenários de segundo turno entre os mais bem colocados nas intenções de votos para o primeiro turno. Confira:

Ricardo Nunes (55%) x Pablo Marçal (29%)

Ricardo Nunes (52%) x Guilherme Boulos (37%)

Guilherme Boulos (48%) x Pablo Marçal (38%)

A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.052 eleitores entre 4 e 5 de outubro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo TSE: SP-05101/2024. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Edição: Nicolau Soares