A cidade de Aracaju (SE) definiu, neste domingo (6), os candidatos que agora seguem para o segundo turno das eleições municipais. Continuam na corrida pela prefeitura a vereadora Emilia Correa (PL), com 41,62% dos votos válidos, o que representa 126.265 votos; e o advogado Luiz Roberto (PDT), com 23,86%, um total de 72.427 votos.
Os dois foram seguidos por Yandra (União Brasil), com 14,47%; Candisse Carvalho (PT), com 9,24%; Delegada Danielle (MDB), com 5,52%; Niully Campos (Psol), com 4,75%; Zé Paulo (Novo), com 0,52%; e Felipe Vilanova de Góis Andrad (PCO), com 0,03%, e cuja candidatura está anulada sob judice.
As eleições majoritárias deste ano em Aracaju contaram com a candidatura de cinco mulheres, de um total de oito postulantes. Nunca uma mulher foi eleita prefeita da cidade.
A coligação de Correa aglutina, além do PL, Agir e Federação PSDB Cidadania. Já o grupo de Luiz Roberto reúne, além do PDT, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade e PSB.
Perfis políticos
Emilia Correa é defensora pública aposentada. Em 2012, tornou-se suplente de vereadora em Aracaju, assumindo a titularidade do mandato entre março de 2013 a abril de 2014. Em 2016, foi eleita vereadora, sendo reeleita em 2020. Dois anos depois, foi candidata a vice-governadora na chapa de Valmir de Francisquinho (PL), sem êxito.
Por sua vez, Luiz Roberto é advogado, foi servidor público no Ministério da Fazenda e hoje é aposentado pela Petrobras. Foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) do atual governo estadual de Fábio Mitidieri (PSD), além de presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat).
Luiz Roberto conta com o apoio do atual prefeito, Edvaldo Nogueira (PDT), e do governador Fabio Mitidieri. Ambos buscam manter a base governista unida no estado por meio da possível eleição de Luiz Roberto à prefeitura.
Edição: Martina Medina