ELEIÇÕES 2024

Confira o resultado das eleições nas cinco cidades com segundo turno no Rio Grande do Sul

A contagem de votos chegou ao fim com a definição de cenários para o segundo turno nas principais cidades do estado

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Mais de 8,6 milhões de cidadãos estiveram aptos a votar no Rio Grande do Sul no primeiro turno das Eleições 2024 - José Cruz/Agência Brasil

A contagem de votos das eleições municipais de 2024 no Rio Grande do Sul chegou ao fim com a confirmação de disputa de segundo turno em todas as cinco cidades aptas para ter o segundo pleito, no dia 27 de outubro.

Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria possuem mais de 200 mil eleitores cadastrados junto ao Tribubnal Superior Eleitoral (TSE).

Confira como ficam as disputas nas cidades:

Porto Alegre

Em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) ficou à frente no primeiro turno com 49,72% dos votos e disputará o segundo turno contra Maria do Rosário (PT), que somou 26,27%.

Caxias do Sul

Segundo maior colégio eleitoral do estado, Caxias do Sul terá segundo turno com Maurício Scalco (PL) e Adiló Didomenico (PSDB) disputando a preferência dos eleitores. Scalco liderou com 38,07% dos votos, enquanto Didomenico ficou em segundo lugar com 27,55%.

Canoas

Em Canoas, a maior cidade da Região Metropolitana depois de Porto Alegre e terceiro maior colégio eleitoral do estado, com 347.657 habitantes, dos quais 259.585 são eleitores, Airton Souza (PL) obteve 35,27% dos votos, garantindo vaga no segundo turno. O candidato enfrentará Jairo Jorge (PSD), que recebeu 29,62% dos votos.

Pelotas

Na cidade de Pelotas, quarto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, Fernando Marroni (PT) avançou para o segundo turno após conquistar 40,04% dos votos. Marciano Perondi (PL) será seu oponente, tendo alcançado 31% da preferência do eleitorado.

Santa Maria

Em Santa Maria, quinto maior colégio eleitoral do estado, Valdeci Oliveira (PT) e Rodrigo Decimo (PSDB) se enfrentarão no segundo turno. O primeiro colocado  teve 40,63% dos votos, enquanto o segundo obteve 25,86%.


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira