MATO GROSSO

Cuiabá (MT): petista Lúdio Cabral surpreende e vai disputar segundo turno contra bolsonarista Abílio Brunini

Candidato do PL ficou em primeiro com 39,6% dos votos válidos, contra 28,32% do candidato do PT

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Eduardo Botelho (União Brasil) em ato de campanha no primeiro turno; e Abilio Brunini (PL) em sessão na Câmara Federal - Reprodução/Facebook - Divulgação/Câmara dos Deputados

A disputa para a prefeitura de Cuiabá (MT) terá segundo turno das eleições municipais de 2024. Surpreendendo com crescimento na reta final, o petista Lúdio Cabral vai enfrentar o deputado federal bolsonarista Abílio Brunini (PL) na capital matogrossense. Com 99,92% das urnas apuradas e um cenário irreversível, Brunini é o primeiro com 39,6% dos votos válidos, contra 28,32% de Lúdio. 

O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), que figurou nas pesquisas como postulante ao segundo turno, ficou em terceiro, com 27,77%. Domingos Kennedy (MDB) ficou em quarto lugar, com 4,31%. Kennedy era apoiado pelo atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB).

Trajetória

Nascido em Cuiabá, o arquiteto Abilio Brunini, de 40 anos de idade, é filiado ao PL, partido de Jair Bolsonaro. Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá. Já em 2020, nas corrida à prefeitura, ficou em primeiro lugar no primeiro turno, mas perdeu a disputa em segundo turno para Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos. Em 2022, foi eleito deputado federal. Brunini já foi filiado ao PSC, ao Podemos e está no PL desde 2022, mesmo ano em que Bolsonaro se filiou ao partido.

O petista Lúdio Frank Mendes Cabral tem 53 anos, é médico, passou pelo movimento estudantil e sindical antes de se eleger vereador de Cuiabá, em 2004. Já foi candidato à prefeitura da capital e ao governo do estado do Mato Grosso. Atualmente é deputado estadual pelo PT.

Edição: Rodrigo Chagas