Maranhão

Eduardo Braide é reeleito prefeito de São Luís (MA) em primeiro turno

Candidato do PSD obteve 70,12% dos votos válidos, contra 22,56% de Duarte Jr. (PSB)

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Eduardo Braide em evento de campanha em setembro deste ano - Reprodução/Facebook

O atual prefeito de São Luís (MA), Eduardo Braide (PSD), foi reeleito neste domingo (6) para o cargo já em primeiro turno, com 70,12% dos votos válidos, um total de 403.981 votos. O deputado federal Duarte Jr. (PSB) encerrou com 22,56% dos votos válidos ou 129.962 votos. Em seguida, aparecem Dr. Yglésio (PRTB), com 3,26%; Fábio Câmara (PDT), com 1,38%; Flávia Alves (Solidariedade), com 0,86%; Franklin (Psol), com 0,79%; Wellington do Curso (Novo), com 0,76%; ; e Saulo Arcangeli (PSTU), com 0,44%.

Esta é a segunda vez que Braide e Duarte Júnior se enfrentam de modo direto. Nas eleições municipais de 2020, os dois disputaram o segundo turno, terminando o primeiro com 55,53% dos votos válidos, contra 44,47% do segundo.

Braide concorreu à reeleição pela coligação composta por Republicanos, MDB e PSD. Nascido em São Luís, Eduardo Braide tem 48 anos e é advogado formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Trajetória

Antes de assumir cargos eletivos, Braide chegou a concorrer pelo PSB para deputado federal pelo Maranhão em 2006 e para vereador de São Luís em 2008, mas não obteve êxito nos dois pleitos. 

Em seguida, no entanto, foi eleito deputado estadual pelo PMN nas eleições de 2010 e de 2014. Em 2016, o advogado concorreu à prefeitura de São Luís, chegando ao segundo turno, mas perdendo com 46,06% dos votos, contra 53,94% de Edivaldo Holanda Júnior (PDT). 

Em 2018, já no Podemos, foi eleito deputado federal. Em 2020, pelo mesmo partido, obteve vitória para a prefeitura de São Luís, com 55,53% dos votos válidos no segundo turno. Em 2022, Braide migrou do Podemos para o PSD, partido ao qual é filiado até o momento.

Segundo colocado na disputa, Duarte Júnior tem 38 anos, é natural da cidade do Rio de Janeiro, mas mudou-se para São Luís com a família aos 5 anos. Advogado, doutor em direito e professor universitário, foi eleito deputado estadual pelo Maranhão em 2018 deputado federal pelo mesmo estado em 2022. Hoje filiado ao PSB, Duarte já passou pelo PCdoB e pelo Republicanos.

Polêmicas

Um dos casos mais polêmicos envolvendo a família de Braide foi o do "carro do milhão". Em agosto deste ano, o irmão do prefeito de São Luís, o médico Antônio Braide, foi preso no âmbito de uma operação da Polícia Civil que investiga a participação do médico no caso do carro encontrado abandonado com mais de R$ 1 milhão em dinheiro vivo. 

No dia em que o carro foi encontrado com o dinheiro, um funcionário da prefeitura disse que era dono do veículo, conforme noticiou o portal g1. Mas quem dirigia era Guilherme Ferreira Teixeira, ex-assessor do deputado estadual Fernando Braide (PSC), outro irmão do prefeito. 

Ao abandonar o veículo, Guilherme teria pego carona em outro carro, em nome da mãe de Eduardo Braide, que morreu em 2010. À época da prisão, o prefeito de São Luís se manifestou, por meio de nota, na qual afirmou que "espera que as investigações sejam conduzidas com celeridade e imparcialidade. E, se houver qualquer irregularidade, que os culpados sejam punidos com o rigor da lei''.

Edição: Thalita Pires