A candidata Mariana Carvalho (União Brasil) vai disputar o segundo turno para a prefeitura de Porto Velho (RO) contra Leo Moraes (Podemos). Na contramão do que as pesquisas vinham apontando às vésperas do pleito, com 95% das urnas apuradas, a candidata bolsonarista obteve 44,28% dos votos e não alcançou votos suficientes neste domingo (6) para liquidar a disputa no primeiro turno. O adversário Leo Moraes obteve 25,90%, seguido por 11,71% de Célio Lopes (PDT); 9,83% da juíza Euma Tourinho (MDB); 5,17% de Benedito Alves (Solidariedade); 1,76% de Ricardo Frota (Novo); e 1,35% de Samuel Costa (Rede)
Mariana Carvalho é apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); pelo atual prefeito da cidade, Hildon Chaves (PSDB), que conclui seu segundo mandato neste ano; e pelo atual governador de Rondônia, o coronel da Polícia Militar Marcos Rocha (União Brasil), que também está em sua segunda gestão.
Em 26 de setembro, Mariana contou com a presença de Bolsonaro e da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, em comício com cerca de 20 mil pessoas. O cenário de vitória no primeiro turno era previsto pelas pesquisas eleitorais mais recentes.
Edição: Geisa Marques