O atual prefeito e candidato à reeleição em São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), votou na manhã deste domingo na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva, no bairro do Socorro, Zona Sul da capital paulista.
Em declaração na saída do local de votação, o prefeito criticou as agressões e mentiras que marcaram a eleição na capital paulista. "Eu queria muito nesse momento da minha vida discutir a cidade no período eleitoral. Que a gente possa ter nos próximos pleitos uma situação que fortaleça a nossa democracia", afirmou Nunes, segundo o Uol.
O representante do MDB nas eleições esteve acompanhado da esposa, Regina Nunes, do candidato a vice-prefeito, o Coronel Mello Araújo (PL), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de Tomás Covas, filho de Bruno Covas, ex-prefeito morto por consequência de um câncer, em 2021.
De lá, Nunes se dirigiu ao Morumbi, também na Zona Sul de São Paulo, para acompanhar a votação de Tarcísio. Em seguida, o candidato acompanha os votos de Tomás Covas, no Alto de Pinheiros, e por último, do vice, Melo Araújo, no Parque São Jorge, na zona leste da cidade.
Já a candidata do PSB, Tabata Amaral, votou por volta das 10h, em uma escola do bairro onde nasceu, a Vila Missionária. Ela chegou ao centro de votação acompanhada por um grupo de crianças, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, seu colega de partido.
José Luiz Datena, candidato do PSDB, também votou pela manhã no Colégio Santo Américo, localizado no Jardim Colombo, zona oeste da capital. O candidato afirmou que se sente com "o dever cumprido", e que faria uma nova campanha, se fosse preciso.
Mais cedo, por volta das 9h30, o candidato Psol, Guilherme Boulos, votou no Campo Limpo, Zona Sul da cidade de São Paulo, acompanhado da esposa, filhas, da candidata a vice-prefeita Marta Suplicy (PT) e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).
A última pesquisa Datafolha divulgada no sábado (5) mostra um empate técnico entre os três primeiros colocados: Boulos lidera com 27% dos votos válidos, seguido por Nunes e Marçal, que marcam 24% cada. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Em seguida, Tabata Amaral tem 11%, Datena, 4%, e Marina Helena (Novo), 2%. Os candidatos Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP) e Altino Prazeres (PSTU) não pontuaram na pesquisa.
A pesquisa Datafolha foi realizada presencialmente com 2.052 pessoas de 16 anos ou mais em São Paulo, nos dias 4 e 5 de outubro. Está na Justiça Eleitoral sob o protocolo TSE: SP-05101/2024.
Edição: Nicolau Soares