Indefinição

Segundo turno em Manaus (AM) terá disputa entre prefeito David Almeida e candidato bolsonarista do PL

David Almeida e Capitão Alberto vão se enfrentar novamente nas urnas em 27 de outubro

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O atual prefeito David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) vão disputar o segundo turno em Manaus (AM) - Michael Dantas / AFP e Divulgação Câmara dos Deputados

O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), vai disputar o segundo turno das eleições municipais com Capitão Alberto Neto (PL). Com 96% das urnas apuradas, Almeida obteve 32,16% dos votos válidos, e seu concorrente alcançou 24,96%.

Aparecem na sequência Amom Mandel (Cidadania), 19,12%; Roberto Cidade (União Brasil), 16,96%; Marcelo Ramos (PT), 6,04%; e Wilker Barreto (Mobiliza), 0,66%. 

Carreiras políticas

Nascido em Manaus, David Almeida tem 55 anos e é bacharel em Direito. Na juventude, foi vendedor, radialista, bancário, motorista e bilheteiro de aeroporto. Foi eleito prefeito de Manaus em 2020, com 51,27% dos votos no segundo turno. O político foi deputado estadual por três mandatos, de 2007 a 2018. 

Por ter sido presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas no biênio 2017/2018, Almeida assumiu, por 149 dias, o cargo de governador interino do estado, logo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o governador José Melo (Pros) e seu vice, Henrique Oliveira (SD), por compra de votos nas eleições de 2014. Melo e Almeida são aliados políticos. A coligação de Almeida é composta por Agir, PSD, DC, Avante e MDB.

Alberto Neto é capitão da Polícia Militar do Amazonas e disputa a prefeitura sob a bandeira bolsonarista. Nascido em Fortaleza, é graduado em direito. 

Em 2022, o bolsonarista foi eleito deputado federal para o segundo mandato.

Edição: Geisa Marques