Ceará

Izolda Cela perde disputa pela prefeitura de Sobral para bolsonarista Oscar Rodrigues

Prefeito eleito em Sobral, Oscar Rodrigues é bolsonarista do União Brasil e tem o apoio do PL, PRD e do MDB.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Com os resultados desfavoráveis para a família Ferreira Gomes em Fortaleza e em Sobral, resta saber o destino político dos irmãos no estado. - Fotos: Divulgação

Após 28 anos, a hegemonia da família Ferreira Gomes acabou em Sobral, município da Região Norte do Ceará. A ex-governadora Izolda Cela (PSB), apoiada pelo clã, perdeu a disputa pela prefeitura para Oscar Rodrigues (União). Foram 52,42% contra 47,8% dos votos em favor do bolsonarista, que havia perdido a campanha de 2020 para Ivo Gomes, atual prefeito da cidade.

A disputa em Sobral foi marcada por atos de violência. O ex-prefeito Veveu Arruda e um assessor da campanha de Izolda foram agredidos durante um ato político nas ruas da cidade. A candidata chegou a receber ameaças de morte de um homem com antecedentes criminais. O homem acabou preso.

Izolda era a candidata à sucessão de Ivo Gomes, apoiada pelos senadores Cid Gomes (PSB) e Camilo Santana (PT) e pelo próprio governador Elmano de Freitas (PT). Além de ser casada com o ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT), Izolda tinha na sua base aliada representantes do PSD, Republicanos e PP, mas não foi suficiente.

Nos bastidores da campanha era clara a insatisfação do povo sobralense com a criação da polêmica taxa de lixo, implementada na cidade em abril deste ano. Esse foi um dos principais ativos utilizados na campanha de Oscar Rodrigues que desde o início da disputa declarou que iria retirar a cobrança do imposto, enquanto Izolda prometia cobrança única no valor de R$10, além da isenção do imposto para as pessoas que estão no Cadastro Único.

Ex-secretária, Izolda revolucionou a educação no Ceará (2007 -2014). Ela esteve no centro das discussões políticas do estado quando foi preterida na disputa pelo governo em 2022 e acabou não disputando a reeleição. Izolda havia assumido como governadora depois que Camilo Santana foi para o Ministério da Educação. Esse foi o estopim do racha entre PT e PDT no Ceará, que até hoje gera prejuízos políticos ao campo progressista. De um lado, Ivo e Cid Gomes seguiram aliados ao Partido dos Trabalhadores, do outro, Ciro Gomes, virou adversário dos irmãos e seguiu com o PDT de Roberto Cláudio, derrotado na eleição para governador em 2022 e nas eleições de 2024, com a derrota do atual prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Com os resultados desfavoráveis para a família Ferreira Gomes em Fortaleza e em Sobral, resta saber o destino político dos irmãos no estado. Cid Gomes demonstrou que seu poderio político e poder de engajamento ainda é alto. O PSB, seu partido, fez 65 prefeitos no Ceará. Já o PT de Camilo Santana, seu aliado e líder político no estado, conseguiu eleger 46. São números que já podem ser analisados para definir estratégias pensando em 2026.

Prefeito eleito em Sobral, Oscar Rodrigues é bolsonarista do União Brasil e tem o apoio do PL, PRD e do MDB de Eunício Oliveira. Ele é empresário, professor e fundador do Centro Universitário Inta (Uninta).  Em 2022, foi eleito deputado estadual, com 54.066 votos.

No domingo das eleições, seu filho, o deputado federal Moses Rodrigues recebeu voz de prisão depois de desobedecer a ordem dos promotores eleitorais e da Polícia Federal para acabar com a aglomeração nos locais de votação em Sobral. Ele acabou indo no próprio carro prestar esclarecimentos no Fórum da cidade e depois foi liberado.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Francisco Barbosa