no limite

Por 8 votos, candidato do PT avança em Caucaia, segundo maior município do Ceará

Waldemir Catanho (PT) somou 47.617 votos, contra 47.609 da tucana Emilia Pessoa que terminou na terceira posição

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
No Ceará, Caucaia é único município além de Fortaleza onde haverá segundo turno - Fotos: Divulgação

Com apenas 8 votos de diferença, o candidato do PT, Waldemir Catanho, irá disputar o segundo turno pela prefeitura de Caucaia contra Naumi Amorim (PSD). Caucaia é o segundo maior colégio eleitoral do Ceará e único município, além de Fortaleza, que será realizado segundo turno no estado. 

Catanho disputou o segundo lugar voto a voto com a candidata Emília Pessoa (PSDB) até o final da apuração e terminou o primeiro turno com 47.617 votos contra 47.609 da terceira colocada. Já o ex-prefeito Naumi encerrou a primeira etapa das eleições com mais de 74 mil votos. A diferença de quase 30 mil votos torna imprescindível a busca por apoios no segundo turno.

Após o resultado, Catanho disse que iria em busca de apoio da deputada estadual. “É evidente que vamos conversar com a candidata Emília, com o União Brasil, com todos os que estiveram junto a ela para que a gente possa repactuar o programa, repactuar propostas, para fazer Caucaia avançar cada vez mais", pontuou o candidato.

O candidato Naumi Amorim também comentou o resultado da acirrada disputa. Disse que iria conversar com Emília e também com o bolsonarista Cel. Aginaldo (PL) que terminou em quarto lugar, com 12,24% dos votos. Vale lembrar que Aginaldo foi comandante da Força Nacional na gestão de Jair Bolsonaro e é marido da deputada Carla Zambelli.

“Foi uma luta muito acirrada, mas nós tiramos quase 30 mil votos na frente dele. Agora vamos organizar as equipes e ir atrás. Estou confiante", disse Naumi.

Quem é Naumi Amorim?

Naumi é ex-prefeito de Caucaia. Ele perdeu para o atual gestor da cidade, Vitor Valim (PT), na campanha para prefeito em 2020. À época, o irmão de Naumi, Miguel Amorim, e secretários da gestão municipal foram detidos pela Polícia Federal com cerca de R$ 600 mil em dinheiro por suspeita de crime eleitoral. No site do TSE, o candidato se apresenta como empresário.
A vice da chapa é Priscila Menezes (MDB)

Quem é Waldemir Catanho?

Waldemar Catanho é o candidato apoiado pelo atual prefeito Vitor Valim (PSB) que desistiu de concorrer à reeleição. Catanho foi o único nome que conseguiu unir várias vertentes do Partido dos Trabalhadores para a disputa na cidade. A Deputada Federal Luizianne Lins, amiga de longa data do candidato, coordena sua campanha, que ainda tem apoio irrestrito de Lula, Camilo e Elmano. No site do TSE, o candidato se apresenta como jornalista e redator. A vice da chapa é Vanderlan Alves (Republicanos).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Francisco Barbosa