Nova rodada

Datafolha divulga pesquisa sobre segundo turno em SP, Fortaleza e BH nesta quinta (10)

Números do instituto no primeiro turno se mostraram fiéis aos nomes que seguiriam na disputa

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Movimentação de eleitores na 1ª zona eleitoral no bairro da Bela Vista, em São Paulo - Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Datafolha divulga nesta quinta-feira (10) a primeira pesquisa de intenção de voto no segundo turno para as prefeituras de Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo. A última sondagem do instituto nestas três cidades foi divulgada no sábado (5), véspera do primeiro turno, e se mostrou fiel em relação aos nomes que poderiam seguir na disputa, mas com percentuais diferentes aos registrados nas urnas.

Veja os resultados:

Datafolha: Ricardo Nunes tem 55% e Guilherme Boulos, 33% em São Paulo

Datafolha mostra Fuad Noman com 48% e Bruno Engler com 41% na corrida pela prefeitura de Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, uma disputa acirrada nas urnas definiu a continuidade do pleito entre o deputado estadual Bruno Engler (PL), que teve 34,38% dos votos válidos, e o economista e atual prefeito, Fuad Noman (PSD), que obteve 26,54%. 

A última pesquisa Datafolha antes de domingo (6) mostrava um cenário indefinido, com um empate triplo na liderança. Engler (PL) aparecia com 26% das intenções de votos válidos; o atual prefeito Fuad Noman (PSD), com 25%; e o comunicador Mauro Tramonte (Republicanos), com 23%. Tramonte teve 15,22% nas urnas.

Os eleitores fortalezenses terão que escolher entre o deputado federal André Fernandes (PL) e o petista Evandro Leitão (PT) no segundo turno. O candidato bolsonarista surpreendeu em primeiro lugar, com 40,2%, cerca de 562 mil votos. Leitão obteve 34,33% da preferência dos eleitores, mais de 480 mil votos. 

O Datafolha, na sondagem divulgada no dia 5, mostrou empate técnico na disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE). Fernandes apareceu na frente com 30% das intenções de voto, seguido pelo petista Evandro Leitão, com 28%. Pela margem de erro de 3 pontos percentuais, os dois estavam tecnicamente empatados.

Em São Paulo, o segundo turno é entre os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol). O atual prefeito emedebista teve 29,48% dos votos válidos, pouco mais de 1,8 milhão. O psolista chegou muito perto, com a preferência de 1,77 milhão de eleitores, que representa 29,07%.

No levantamento do Datafolha divulgado em 5 de outubro, véspera do pleito, Boulos aparecia em primeiro com 27% das intenções de voto, seguido por Nunes e Pablo Marçal (PRTB), que tinham 24%. Nas urnas, o candidato do PRTB ficou com 28,14% dos votos válidos, pouco mais de 1,7 milhão.

Em Belo Horizonte e São Paulo, a pesquisa é contratada pela Folha de S.Paulo e Rede Globo. Serão ouvidos 910 eleitores na capital mineira, e 1.204 na capital paulista entre os dias 8 e 10 de outubro. Os levantamentos foram registrados sob o número de identificação MG-09634/2024 e SP-04306/2024, respectivamente.

Na capital cearense, o contratante é o Jornal O Povo. Serão entrevistados 826 eleitores também entre os dias 8 e 10 de outubro. A pesquisa foi registrada sob o código CE-03752/2024.


 

Edição: Nathallia Fonseca