Por decisão da direção nacional, o PDT apoiará a candidatura de Maria do Rosário (PT) no segundo turno em Porto Alegre (RS) contra Sebastião Melo (MDB). Uma nota oficial foi emitida no final da tarde desta quinta-feira (10), após o cancelamento da entrevista coletiva marcada para o anúncio.
A candidata Juliana Brizola (PDT), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 19,69% dos votos válidos, já havia revelado a tendência de apoio do partido à petista. Contudo, parte do Diretório Municipal ainda estava hesitante entre apoiar a candidata da frente de esquerda ou liberar os votos de seus militantes. Por isso a decisão foi remetida para a direção nacional.
A nota destaca que a decisão "se dá em função da reciprocidade com apoio do PT" aos candidatos pedetistas nos municípios de Serra (ES), Aracaju (SE) e Niterói (RJ).
Entre os candidatos que disputaram a prefeitura da capital no primeiro turno, Felipe Camozzato (Novo) e Carlos Alan (PRTB) declararam apoio a Melo. Já o PSTU, de Fabiana Sanguiné, defendeu "voto crítico em Maria do Rosário contra Melo que é apoiado por Bolsonaro".
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Marcelo Ferreira