News BdF

Um ano cobrindo o horror em Gaza (e 20 cobrindo a Palestina)

A questão palestina e os crimes cometidos por Israel na região são pauta no BdF desde sua origem

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Estudantes da Universidade Americana de Beirute (AUB) manifestam-se em apoio a Gaza em frente à embaixada britânica em Beirute, em 15 de maio de 2024 - ANWAR AMRO / AFP

Estamos há um ano (e alguns dias) cobrindo diariamente o genocídio palestino na Faixa de Gaza e nesta semana, após o 7 de outubro, olhamos para trás e continuamos chocados com a quantidade assombrosa de mortos em tão curto período de tempo: são 42 mil palestinos assassinados pelos ataques de Israel, sendo que 17 mil são crianças.

Além dos falecidos, são mais de 97 mil palestinos feridos em Gaza, sendo que pelo menos 25% deles sofreram lesões que mudarão suas vidas, incluindo cerca de 3,5 mil amputações, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, na última semana, especialistas da área da saúde alertaram para mortes futuras relacionadas diretamente aos bombardeios, já que, ao destruírem as construções em Gaza, liberam quantidades gigantescas de amianto, substância altamente cancerígena, na atmosfera.

Estima-se que 67% das instalações e da infraestrutura de água e saneamento e 90% das escolas na Faixa de Gaza foram destruídas ou danificadas, fazendo com que uma eventual reconstrução possa ser concluída apenas no ano de 2040.

Aqui no BdF, nós vemos e contamos o mundo para e pelos povos. E por isso precisamos que você leia e apoie o nosso jornalismo. Seguiremos reportando, até o fim da opressão contra os palestinos, e espero que em outubro do próximo ano a situação seja outra para Gaza.

Abraços,

Coordenador de Internacional

Edição: Martina Medina