Às quartas-feiras, o Brasil de Fato coloca no ar um projeto inovador, que há mais de quatro anos estabelece o público infantil como principal ator no diálogo sobre as questões sociais mais relevantes do Brasil e do mundo.
O podcast Radinho BdF surgiu a partir dos desafios do isolamento imposto pela pandemia da covid-19. De lá para cá, a ideia de estabelecer uma comunicação crítica e franca com as crianças se consolidou, ganhou prêmios e abordou pautas essenciais.
Para adaptar o conteúdo jornalístico ao universo dos pequenos e pequenas, o projeto busca inspiração nas reflexões das próprias crianças. Dessa forma, aborda informação, cultura e diversão com foco na potencialidade das análises desse público.
As opiniões, vivências e experiências são responsáveis pela construção de uma dinâmica que rompe com o modelo tradicional de comunicação unidirecional. O objetivo é ampliar a leitura de temas que normalmente são tratados somente sob a perspectiva adulta.
Em junho de 2021, o programa discutiu a realidade de crianças refugiadas no Brasil em um episódio que recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog. A edição trouxe relatos de crianças de diferentes nacionalidades sobre a experiência do refúgio e abordou direitos dessa população e importância social do acolhimento.
No ano anterior, o Radinho BdF recebeu o Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal pelo episódio que abordou a importância da autoproteção e do cuidado com o corpo.
O Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil de Fato e na Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Grande São Paulo). Os episódios estão disponíveis para ouvir e baixar de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo.
Acesse todos os episódios aqui
Edição: Thalita Pires