Unir a Ciência Ambiental e a Filosofia da Yoga para propor a construção de um mundo mais justo, respeitoso e sustentável. Este é o tema central do livro “Yoga, Sociedade e Meio Ambiente”, de Rodrigo Amaro, que será lançado em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, na próxima terça-feira (15).
A obra instiga a reflexão sobre a relação predatória do ser humano com a natureza e questiona a atual lógica de consumo. O livro ainda investiga os desafios para uma sociedade “socioambientalmente” sustentável e aponta como a Filosofia da Yoga e o autoconhecimento podem ser aliados neste processo.
“Yoga, Sociedade e Meio Ambiente” é o primeiro livro de Rodrigo Amaro. Formado em Biologia e com mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Amaro iniciou sua trajetória na Yoga em 2013. Dois anos depois, realizou uma formação no Instituto de Estudos e Pesquisa em Yoga (IEPY), em São Paulo, e após a jornada de aprofundamento passou a ministrar aulas no Espaço Hermógenes, localizado no centro do Rio de Janeiro, à época. Em 2018, Amaro passou a se dedicar integralmente à Yoga. Com a sua esposa, a professora Thalita Dias, fundaram o Espaço Semear Yoga e Meditação, em Niterói.
Leia também: Eliane Brum diz que mora na Amazônia há cinco anos para estar na fronteira da mudança climática
Ao Brasil de Fato, Amaro contou que uma das principais motivações para escrever o livro foi entender como a Ciência Biológica e a Yoga podem se complementar na busca por uma sociedade mais justa e sustentável.
“Escrevi esse livro por perceber que ciência e espiritualidade devem se aproximar ainda mais. Então, se queremos um mundo melhor, precisamos transformar nossa realidade interior, para não sermos um problema para o lado de fora. Mas a espiritualidade sem o combate às desigualdades de todos os tipos (social, ambiental, "especista"...) e a exploração da natureza é algo, a meu ver, limitado. Assim, tento unir aqui um pouco destes dois caminhos por mim trilhados, e que para mim fazem sentido, adicionando à Biologia - o estudo da vida - com o cuidado com a própria vida interior”, explica.
O livro é produzido pela Editora Itapuca e conta com a participação de referências nos estudos da Yoga como Marcos Rojo, Carlos Henrique Viard Jr. e Oberom, diretor do documentário “Muco: Contradição na Tradição” (2022).
O lançamento de “Yoga, Sociedade e Meio Ambiente” ocorre na terça-feira (15), na sala Carlos Couto, do Theatro Municipal de Niterói, a partir das 18h.
Serviço:
Lançamento do livro “Yoga, Sociedade e Meio Ambiente”
Data: 15 de outubro
Horário: 18h
Local: Sala Carlos Couto, no Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, nº 35, no Centro de Niterói.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister