Na Bela Vista, bairro da região central de São Paulo, ex-atletas e jornalistas esportivos se encontraram, nesta quinta-feira (17), para manifestar apoio à candidatura de Guilherme Boulos (Psol) à prefeitura de São Paulo.
O ato, organizado pelos jornalistas Juca Kfouri e José Trajano, aconteceu na Arena Bela Vista, espaço utilizado pela comunidade local para a prática de esportes.
Na abertura do encontro, Kfouri lamentou a ausência de alguns atores importantes do esporte brasileiro que não puderam estar no ato, mas que declararam apoio ao candidato do Psol. "Os maiores nomes do esporte paulista estão com o Boulos. O ex-presidente do Corinthians, Mário Gobbi; o ex-presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzo e o maior ídolo do São Paulo, Raí, estão com Boulos. Nós vamos virar esse jogo", afirmou Kfouri.
Trajano falou sobre a falta de uma rotina de prática esportiva na cidade. "Temos que promover atividade esportiva em praças, espaços abertos e campos de várzea. Tem dois esportes que precisamos promover ainda mais, que é o skate e o futebol de várzea. O futebol de várzea em São Paulo é muito organizado, tem times tradicionais. Mas eu quero falar é do futebol raiz, jogado em campos de terra dentro das comunidades. Sugiro que sejamos mais presentes. Temos um esporte para ser praticado até dia 27, que é virar votos".
Em nome dos ex-atletas, falou a nadadora Ana Mesquita. "Não tratem o esporte como algo menor. Tem algo que aprendemos nas pistas de atletismo e nas piscinas: enfrentar os desafios maiores que nosso corpo. Sabemos que lutar contra a extrema direita é um desafio gigantesco. Afirmamos aqui nossa confiança na vitória de Boulos em São Paulo".
Antes de falar sobre o evento, Guilherme Boulos lamentou a ausência de Ricardo Nunes (MDB), seu adversário no segundo turno, no debate da RedeTV, realizado na manhã desta quinta-feira.
"São Paulo é uma cidade que já elegeu Celso Pitta e Paulo Maluf. Mas também elegeu Fernando Haddad, Marta Suplicy e Luíza Erundina. Então, é uma cidade que tolera a diversidade de ideias, mas não suporta covardes", afirmou Boulos.
Sobre esportes, Boulos elegeu uma das propostas de seu plano de governo para aprofundar. "Eu gosto muito de nossa proposta dos pontos do esporte, inspirado nos pontos de cultura, para incentivar muita gente que quer praticar esportes mas não tem espaço e nem investimento", explicou o candidato.
"Está em jogo nessa eleição um projeto de cidade, e no nosso projeto tem esporte. Na nossa gestão, esporte não será moeda de troca, será prioridade. No nosso governo, a secretaria de Esporte será tocada por esse time que está aqui", finalizou Boulos.
Edição: Nathallia Fonseca