A Defesa Civil de São Paulo informou neste sábado (19) que apesar de seguir em estado de alerta, o cenário em relação às chuvas está “mais ameno” no estado, pois a tempestade prevista este final de semana no estado perdeu força.
A previsão até domingo era de que haveria forte vendaval, com rajadas de vento chegando a 70 quilômetros por hora (Km/h), em níveis similares ao temporal ocorrido no final de semana passado.
O registro mais forte, no entanto, foi durante a noite de sexta-feira (18) na região de Santana, na capital paulista. Por lá, os ventos chegaram a 32,5 Km/h, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo.
Em contraponto à perda de intensidade no estado, o temporal ganhou mais força em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O CGE aponta que as chuvas atingem principalmente as cidades na divisa entre Minas Gerais e São Paulo, com previsões dando conta de acumulados de chuva moderados.
Segundo a Defesa Civil, o estado de alerta em São Paulo segue até domingo, quando ainda poderão ocorrer chuva e ventos fortes. Segundo o órgão, é previsto precipitações que podem chegar a 250 milímetros em algumas regiões.
Edição: Rodrigo Gomes