desconexão total

Cuba relata progresso na restauração do sistema elétrico e retomada parcial do fornecimento de energia 

O apagão, segundo o governo, foi provocado por uma "desconexão total" na última sexta-feira (18)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ruas da ilha com iluminação apagada devido à interrupção do fornecimento de energia - Adalberto Roque / AFP

O Ministério de Minas e Energia de Cuba informou, na manhã deste domingo (20), que o sistema elétrico da ilha está em processo de restabelecimento. Segundo o órgão governamental, a Usina Termelétrica Antonio Guiteras, por volta das 9h30, estava carregando carga com segurança.

O comunicado diz ainda que há um sistema formado entre as cidades de Matanzas e Holguín, área que encontra-se energizada. 

Em publicação nas redes sociais, o presidente Miguel Díaz-Canel disse que os microssistemas do país estão sendo fortalecidos, e Havana recebe energia gradativamente. "Trabalho complexo, mas passos seguros são dados", afirmou. 

O apagão de sexta-feira (18), que deixou os cubanos no escuro, foi provocado por uma "desconexão total" do sistema elétrico. A interrupção do serviço ocorreu depois que a Usina Termelétrica Antonio Guiteras, a mais importante do país, quebrou causando uma “saída imprevista” de suas funções, de acordo com o Ministério de Energia e Minas. 

Ilha se prepara para chegada de furacão 

Cuba intensifica seus esforços para se preparar para a chegada do furacão Oscar, previsto para atingir o leste da ilha neste domingo (20). Segundo informações da AFP, o furacão se desloca pelo Caribe a 19 km/h, com ventos de até 130 km/h, e estava a cerca de 185 km de Guantánamo por volta das 12h GMT (9h de Brasília), de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

O alerta de furacão permanece ativo para o sudeste das Bahamas e para a costa norte das províncias cubanas de Holguín e Guantánamo.

Edição: Daniel Lamir