Depois de submetido a mais um conjunto de exames na manhã desta terça-feira (22), em Brasília (DF), o presidente Lula (PT) recebeu liberação médica para voltar às atividades normais na Presidência da República. O petista se recupera de uma queda que sofreu na noite de sábado (19) quando estava no banheiro, episódio que o fez levar cinco pontos na região da cabeça. Por conta do ocorrido, o presidente teve que cancelar a viagem que faria à cúpula do Brics, na Rússia, no domingo (20).
Em boletim divulgado às 13h desta terça, a equipe média do Hospital Sírio-Libanês informou que "o exame de imagem está estável em comparação com o anterior" e que o presidente precisará se submeter a uma reavaliação dentro de 72 horas para repetir os exames de controle. O documento é assinado pelo diretor de Governança Clínica da unidade, Rafael Gadia, e pela diretora clínica, Luiza Dib, segundo os quais Lula permanece sob o acompanhamento da equipe, formada pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
O acidente doméstico ocorrido no sábado gerou um ferimento corto-contuso na região occipital, que compreende a parte de trás da cabeça. O local tem relação com a proteção do cérebro e do cerebelo, bem como da medula espinhal. É a parte do corpo que responde pelo processamento da visão, incluindo as noções de cor e movimento.
Edição: Thalita Pires