A distância entre os candidatos Guilherme Boulos (Psol) e Ricardo Nunes (MDB) diminuiu nas pesquisas de segundo turno para a Prefeitura de São Paulo. Diversos institutos apontaram uma desidratação do atual prefeito, mas, mesmo assim, Nunes segue à frente nas intenções de voto.
Na pesquisa Datafolha, por exemplo, o peemedebista aparece com 49% dos votos, enquanto o psolista marca 35%. A distância, que já chegou a ser de mais de 20 pontos percentuais foi abalada pelo apagão que deixou mais de 3 milhões de paulistanos sem luz durante seis dias, e uma campanha mais ativa de Boulos neste segundo turno.
:: Setor de energia lidera reversão de privatizações no mundo, com foco no ramo da Enel ::
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Afonso Bezerra, que substitui Rodrigo Vianna nesta semana.
PT x PL
Apesar de os números do primeiro turno das eleições municipais revelarem um cenário dominado pelo Centrão, a polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) persiste nas principais disputas deste segundo turno.
Em São Paulo, Bolsonaro constrangeu o atual prefeito da cidade em evento ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto Lula acabou desmarcando compromissos com o deputado federal do Psol, por conta do acidente doméstico que feriu sua cabeça.
Já em Fortaleza, o bolsonarista André Fernandes (PL) - que venceu o primeiro turno - está com 42% das intenções de voto, enquanto Evandro Leitão (PT), chegou à liderança com 44% dos votos.
Na última semana, Fernandes relativizou números de feminicídio e um vereador de seu partido ameaçou Leitão de morte. Por outro lado, os apoios de Lula, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Elmano Freitas (PT), tornaram Leitão o favorito na disputa de uma das principais capitais do país.
Cafezinho
O Cafezinho desta semana vai para o ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica, que, nesta semana, fez um discurso histórico no encerramento da campanha da Frente Ampla na disputa pela presidência do país, na capital Montevidéu.
O candidato da Frente Ampla, Yamandu Orsi é o favorito para vencer o pleito. Segundo dados do instituto de pesquisas Opción, Orsi tem 42% dos votos, com Álvaro Delgado, ex-secretário da Presidência de Lacalle Pou em segundo, com 24% das intenções. O advogado Andrés Ojeda está em terceiro lugar com 12%.
:: Além de presidente, uruguaios decidem futuro das aposentadorias neste domingo ::
Mujica, que teve vários problemas de saúde nos últimos anos e luta contra um câncer, está muito debilitado. O ex-presidente fez um discurso em tom de despedida: "Sou um idoso que está muito perto de se retirar para o lugar de onde não se volta, mas sou feliz porque estou com vocês, porque quando meus braços se forem, haverá milhares de braços substituindo a luta", disse.
Mujica, atualmente com 87 anos, ficou preso durante 12 anos ao lutar contra a ditadura no Uruguai. Ele se tornou um importante pensador político e uma inspiração para milhões de pessoas pelo mundo.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
Edição: José Eduardo Bernardes