A última pesquisa Quaest divulgada antes da votação do segundo turno para a Prefeitura de Cuiabá (MT) indica um cenário de grande polarização: Lúdio Cabral (PT) e Abílio Brunini (PL) aparecem com exatamente 50% das intenções de voto cada, quando avaliados os votos válidos, que excluem brancos e nulos.
No levantamento estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o resultado não é diferente: os candidatos de direita e esquerda possuem 44% das intenções de voto cada um. Neste caso, porém, há 4% de eleitores indecisos e 8% que pretendem anular a escolha.
Apenas na categoria espontânea, quando nenhum nome é mencionado aos eleitores, a capital de Mato Grosso apresenta alguma diferença nos resultados: 39% para Abílio Brunini, na liderança, e 36% para Lúdio Cabral. 22% dos eleitores se dizem indecisos nesta modalidade de entrevista, e 3% afirmam votos brancos ou nulos.
O resultado da eleição, segundo o instituto Quaest, deve vir dos 16% que disseram ainda poder mudar de opinião diante da urna, enquanto 83% estão convictos de seu posicionamento.
A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América e entrevistou presencialmente mil pessoas entre os dias 25 e 26 de outubro. O levantamento está registrado sob o protocolo MT-08652/2024. O nível de confiança é de 95%.
Edição: Nathallia Fonseca