Informe-se

Que dia é o segundo turno das eleições?

Saiba também que documentos levar e quais aplicativos podem facilitar a ida às urnas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A apuração começa assim que as urnas são fechadas e o resultado também sai neste domingo - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo, dia 27 de outubro. Mai de 33 milhões de eleitores e eleitoras, em 51 municípios, irão às urnas. 

Entre os municípios que passarão pela segunda fase do pleito estão 15 capitais. A população vai escolher prefeitos e prefeitas e vices. 

A votação começa às 8h e segue até às 17h, pelo horário de Brasília. A apuração começa assim que as urnas são fechadas e o resultado também sai neste domingo. 

Para votar, é preciso levar documento oficial com foto, como RG, passaporte, CNH, carteira de trabalho ou e-Título. Não serão aceitos documentos sem foto, certidões de nascimento ou casamento.  

É importante verificar com antecedência o local de votação, que consta no título de eleitor ou pode ser consultado no site do TSE ou pelo aplicativo e-Título

A justiça eleitoral disponibiliza uma série de ferramentas para facilitar o processo, além do e-Título, documento eleitoral eletrônico que pode ser usado para identificação, consultas e certidões. 

Há também aplicativos para denúncias e para acompanhamento dos resultados. Nessa lista estão o Pardal, o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) e o Resultados.  

Urnas seguras

No sábado anterior à votação (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza o Teste de Autenticidade e Integridade dos Sistemas Eleitorais. 

A auditoria visa comprovar que os sistemas das urnas que recebem e totalizam os votos não foram alterados.  

Representantes de entidades fiscalizadoras poderão verificar se o mecanismo de totalização é o mesmo que foi assinado digitalmente em setembro. 

Edição: Martina Medina