AMAZONAS

Em Manaus, prefeito David Almeida é reeleito com 54% dos votos e derrota bolsonarista Capitão Alberto Neto

Últimas pesquisas indicavam empate técnico entre os candidatos no segundo turno

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Davida Almeida, atual prefeito de Manaus, é reeleito - Reprodução/Facebook David Almeida

Em Manaus (AM), David Almeida (Avante) foi eleito com 54% dos votos. As últimas pesquisas indicavam empate técnico entre ele e o bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL), que encerrou a disputa pela prefeitura com 45%.  

Almeida, atual prefeito do município, nasceu em Manaus e cursou direito na Universidade Luterana de Manaus (Ulbra). Ingressou na política em 2004, como suplente na Câmara dos Vereadores. Foi deputado estadual por três mandatos, entre 2007 e 2018, quando concorreu ao cargo de governador do estado do Amazonas, mas não foi eleito.

Em dezembro de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas para o biênio 2017/2018. Em 2020, foi eleito prefeito de Manaus no segundo turno, com 51,27% dos votos.

Para a próxima gestão, Almeida terá como vice Renato Junior, que esteve à frente da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura na atual gestão. 

Definido, em seu perfil do Facebook, como “um jovem cristão”, Junior se destaca pelo salto patrimonial de mais de 10.000% no período de seis anos. Em 2018, quando pleiteou uma vaga de deputado estadual pelo estado do Amazonas – e não foi eleito – ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um patrimônio de R$ 30 mil. Em 2024, o valor dos bens declarados ultrapassa os R$ 3 milhões, entre imóveis e investimentos. 

Edição: Rodrigo Chagas