Números

Ministério da Justiça registra 26 prisões e 77 crimes eleitorais neste segundo turno

Balanço foi divulgado em relatório operacional fechado logo depois das 17 horas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Polícia Federal - Divulgação/Polícia Federal

O Ministério da Justiça (MJ) contabiliza um total de 26 prisões, sendo duas delas em flagrante, e 77 casos de crimes eleitorais neste segundo turno no país. De acordo com o órgão, foram feitos 38 procedimentos de policiamento ostensivo, incluindo 33 conduções de eleitores para a delegacia, condução de quatro candidatos e o encaminhamento de um adolescente. Os dados constam no último relatório de ocorrências, que foi atualizado às 17 horas, logo após o fim das votações.

Os 77 casos de crimes eleitorais foram distribuídos em casos de boca de urna (29), propaganda eleitoral irregular (17), compra de votos (7), transporte ilegal de eleitores (2), desobediência às ordens da Justiça Eleitoral (2), desordens que prejudicam os trabalhos eleitorais (3), violação ou tentativa de violação do sigilo do voto (8) e outros crimes eleitorais (9). Os agentes envolvidos nas operações de segurança também identificaram uma ocorrência de injúria contra um candidato e cinco crimes em locais de apuração ou votação, os quais englobam porte ilegal de arma de fogo, furto e outros.

As principais ocorrências de crimes eleitorais foram de boca de urna nos municípios de São Paulo (5), Manaus (4), Fortaleza (CE) e Serra (4), este último no Espírito Santo. As prisões foram em cidades como João Pessoa (PB), Niterói (RJ), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS) e outros. As operações de segurança e vigilância voltadas às eleições neste domingo (27) envolveram mais de 45 mil agentes, mais de 6 mil viaturas, 26 embarcações, 13 aeronaves e 5.955 agentes de tropa de contingência, grupo extra que entra em cena quando há situações emergenciais.

Segundo o MJ, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou em 377 municípios neste domingo, enquanto militares do Exército Brasileiro estiveram em três. Ao todo 51 cidades tiveram segundo turno, sendo 15 delas capitais.

Edição: Rodrigo Chagas