Hingo Hammes (PP) foi eleito prefeito de Petrópolis neste domingo (27). Com 86,52% das urnas apuradas, o candidato tinha 74,39% dos votos válidos contra 25,61% de Yuri Moura, do Psol. A vitória consolida o avanço da direita na cidade.
No primeiro turno, realizado em 6 de outubro, Hammes obteve 49,96% dos votos válidos (78.734 votos), enquanto Moura recebeu 17,77% (28.001 votos).
O vencedor da eleição terá que lidar com as consequências dos recentes desastres climáticos que atingiram a cidade. Nos últimos anos, Petrópolis foi seguidamente atingida por chuvas intensas, que causaram impactos sociais e econômicos.
Ao longo da disputa no segundo turno, o candidato de direita focou a pauta no desenvolvimento econômico e na segurança pública. Já o concorrente do Psol privilegiou propostas direcionadas à justiça social e à sustentabilidade ambiental.
Hingo Hammes, de 46 anos, natural de Petrópolis, é formado em Educação Física e pós-graduado em Gestão Esportiva. Ele cumpriu dois mandatos como vereador e foi presidente da Câmara Municipal. Em 2021, assumiu o cargo de prefeito interinamente por 11 meses.
Yuri Moura tem 34 anos e também natural de Petrópolis. Professor de história, ele é especialista em Educação de Jovens e Adultos, e gestor público especializado em cidades. Eleito deputado estadual em 2022, Moura também exerceu dois mandatos como vereador, sendo o mais votado em ambas as ocasiões.
Edição: Nicolau Soares