Rodrigo Decimo (PSDB) foi eleito prefeito de Santa Maria (RS). Com 99,84% das urnas apuradas, o tucano tinha 54,5% dos votos e não podia mais ser ultrapassado por Valdeci Oliveira (PT), que ficou com 45,5% dos votos.
O candidato da esquerda foi para o segundo turno com 40,63% dos votos contra 25,86% de Rodrigo Decimo. A terceira colocada, Roberta Leitão (PL), somou 18,61%.
Decimo ganhou o apoio da bolsonarista Roberta Leitão e do quarto colocado no primeiro turno, Giuseppe Riesgo (Novo). Por sua vez, Oliveira teve o apoio do psicólogo Alidio da Luz, candidato a prefeito do Psol derrotado no primeiro turno, e da vereadora mais votada na cidade, a também psolista Alice Carvalho.
Em nível estadual e nacional, a candidatura de Oliveira também foi respaldada por Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação no governo Lula (PT), que comandou os trabalhos de reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes em maio deste ano. Decimo teve o apoio do governador Eduardo Leite, seu correligionário.
Perfil de cada candidato
Decimo concorreu a um cargo público pela primeira vez em 2020, como vice do atual prefeito. Ele é empresário e engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Edição: Thalita Pires