hat trick

Rodrigo Neves é eleito prefeito de Niterói (RJ) pela terceira vez

Político do PDT já comandou a cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Neves tem 48 anos e é filho de professores; nasceu em São Gonçalo (RJ), mas cresceu em Niterói - Divulgação

Rodrigo Neves (PDT) foi eleito, pela terceira vez, para comandar a prefeitura de Niterói (RJ). Com 92,64% das urnas apuradas, ele soma 56,98% dos votos válidos e não pode mais ser ultrapassado. Ele deixa para trás o bolsonarista Carlos Jordy (PL), com 43,02%.

No primeiro turno, Neves ficou perto de levar a disputa, ao angariar 48,47% dos votos válidos. Jordy somou 35,59%. 

Rodrigo Neves foi prefeito de Niterói entre 2013 e 2020. Na primeira eleição, ele ainda era filiado ao PT. Para disputar a reeleição, em 2016, ele se filiou ao PV. No ano seguinte, trocou novamente de legenda e entrou no PDT, onde permanece até hoje.

Em 2020, ele conseguiu emplacar seu sucessor, o então vice-prefeito Axel Grael (PV). Axel decidiu não concorrer à reeleição e abriu espaço para a volta de Neves. Ao comentar o tema, o prefeito eleito afirmou em sabatina à rádio CBN Rio que Grael não tem "perfil" para a chefia do Executivo, apesar de ter sido um "bom vice-prefeito".

Rodrigo Neves tem 48 anos e é filho de professores. Nasceu em São Gonçalo (RJ), mas cresceu na zona norte de Niterói. 

Ainda no ensino médio, entrou no movimento estudantil da cidade e participou da Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Formou-se em ciências sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em 1996, concorreu pelo PT a uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Niterói. Ficou na suplência e, em 1998, assumiu um posto na Casa e tornou-se o parlamentar mais jovem da cidade. Foi reeleito em 2000 e 2004. 

Em 2006, deixou a vereança ao ser eleito deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito em 2010. Antes disso, em 2008, disputou pela primeira vez a prefeitura de Niterói, ficando em segundo lugar no pleito que elegeu novamente José Roberto da Silveira para o cargo.

Eleito prefeito em 2012, Neves teve boa avaliação popular. Saiu do PT em meio à pressão política contra a sigla e conseguiu a reeleição pelo PV, em 2016. 

Em 2022, concorreu ao cargo de governador do Rio de Janeiro e ficou em terceiro lugar no pleito que elegeu Cláudio Castro (PL).

A vice na chapa de Neves é Isabel Swan (PV), velejadora que disputou duas Olimpíadas. Ela conquistou, ao lado de Fernanda Oliveira, o bronze na classe 470  nos Jogos de Pequim. Foi a primeira medalha olímpica feminina da vela para o país. Após o fim da carreira esportiva, Swan foi coordenadora da área da Mulher no Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro. Atualmente, ela é presidente da Comissão Pan-Americana de Atletas, representando o continente junto ao Comitê Olímpico Internacional. Esta é a sua primeira incursão na política institucional.

Edição: Thalita Pires