ANTIRRACISMO

Brasília recebe mostra educativa gratuita em homenagem a Lélia Gonzalez a partir desta terça-feira (29)

Programação acontece no CCBB até 8 de dezembro, com seminário e exposição sobre legado da escritora e ativista

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mostra celebra os 90 anos de nascimento e 30 anos de falecimento de Lélia Gonzalez - Januário Garcia

A partir do dia 29 de outubro, Brasília se tornará o palco da mostra educativa Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, uma iniciativa que homenageia os 90 anos do nascimento e os 30 anos do falecimento de Lélia Gonzalez, ícone do feminismo negro e referência mundial nas discussões sobre raça e gênero no Brasil. O evento, realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura em parceria com a Fundação Banco do Brasil, acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até 8 de dezembro de 2024.

A mostra é uma continuação do Projeto Memória Lélia Gonzalez, que já passou por Belo Horizonte, Salvador e São Luís. A programação inclui uma exposição com 18 painéis que recontam a trajetória da escritora e ativista, além de seminários com palestras de renomadas autoras e ativistas que exploram o impacto do pensamento de Lélia.

Atividades abertas ao público

Os dias de abertura, 29 e 30 de outubro, serão marcados por seminários que abordarão temas como “A Influência de Lélia Gonzalez na Luta Antirracista e Antissexista” e “O Pensamento Decolonial de Lélia Gonzalez e sua Contribuição para a Educação”. Personalidades como a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e Melina de Lima, neta de Lélia, estarão entre os palestrantes, ao lado de ativistas e educadores locais.

As atividades são gratuitas, mas os interessados em participar dos seminários devem garantir seus ingressos pelo site do CCBB Brasília, com reservas abertas 24 horas antes de cada evento. As vagas são limitadas, por isso, é recomendado que os participantes se inscrevam com antecedência.

Legado 

A mostra educativa não apenas reitera a relevância de Lélia Gonzalez, mas também promove um ambiente de reflexão sobre a luta antirracista e antissexista. Um documentário de 30 minutos sobre a vida e obra de Lélia será exibido, garantindo acessibilidade através de Libras, audiodescrição e legendas, para que todos possam se engajar e se beneficiar do conhecimento compartilhado.

Com a expectativa de atrair um público diversificado, a mostra se destaca como uma oportunidade única de aprofundar discussões fundamentais sobre raça, gênero e direitos humanos, reafirmando o legado de Lélia Gonzalez na sociedade brasileira.

Programação

Terça-feira - 29 de outubro

18h • Abertura da mostra educativa
Foyer da Coleção de Arte Banco do Brasil

18h30 • Exibição de vídeo institucional (3min) e de vídeo documentário sobre a trajetória de Lélia Gonzalez (30min)
Teatro do CCBB Brasília

19h05 • Seminário
Teatro do CCBB Brasília

19h20 • Painel I: A influência de Lélia Gonzalez na Luta Antirracista e Antissexista

Mediadora: Melina de Lima - coordenadora de Articulação Interfederativa no Ministério da Igualdade Racial, diretora de cultura e educação do Instituto Memorial Lélia Gonzalez, co-fundadora do projeto Lélia Gonzalez Vive e neta de Lélia Gonzalez.

Convidadas: Macaé Evaristo - ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania; Lúcia Xavier - co-fundadora e coordenadora geral de Criola, organização de mulheres negras; Edileuza Seles - quilombola e funcionária do Banco do Brasil e integrante do grupo auto-organizado BB Black Power.

21h30 • Apresentação cultura e coquetel

22h • Encerramento

Quarta-feira - 30 de outubro

18h • Visitação à Mostra Educativa
Foyer da Coleção de Arte Banco do Brasil

18h30 • Exibição de vídeo institucional (3min) e de vídeo documentário sobre a trajetória de Lélia Gonzalez (30min)
Teatro do CCBB Brasília

19h05 • Seminário
Teatro do CCBB Brasília

19h20 • Painel II: O Pensamento Decolonial de Lélia Gonzalez e sua contribuição para a educação

Mediadora: Maíra de Deus Brito - jornalista, professora e diretora do Eixo de Comunicação do Instituto Memorial Lélia Gonzalez.

Convidadas: Amanda Motta Castro - professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder do grupo de pesquisa em estudos feministas Lélia Gonzalez/CNPq; Márcia Lima - socióloga e secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo no Ministério da Igualdade Racial; Aline Carvalho - escritora e funcionária do Banco do Brasil e integrante do grupo auto-organizado BB Black Power.

21h30 • Apresentação cultural e coquetel

22h • Encerramento

Serviço

Mostra educativa Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas

Data: 29 de outubro a 8 de dezembro de 2024

Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília

Entrada: Gratuita - reserva de ingressos no site do CCBB

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva