Inclusão

Cine Brasília recebe mostra de filmes dedicada a doenças raras

Festival Raro inicia exibições nesta terça (29) e segue com programação até sexta (1º); o acesso é gratuito

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
O Outro Mundo de Sofia, filme que retrata a vida de Sofia, uma jovem portadora de síndrome rara, cujo tratamento com canabinoides é proibido no Brasil. - Foto: Louise Botkay

O Cine Brasília anuncia o Festival Raro de Cinema com temática sobre doenças raras. A programação ocorre ao longo da semana, de terça (29) à sexta-feira (1º), com uma mostra inédita no Brasil apresentando filmes que retratam a realidade de pacientes, seus desafios e a luta por inclusão. Todas as entradas são gratuitas.

A organização considera que a expectativa é que o evento ofereça conhecimento e inspire ações transformadoras, não só para os pacientes, mas também para toda a sociedade. De acordo com a assessoria, a mostra trabalha com "uma curadoria cuidadosa e sensível. O festival será um espaço para o público se conectar com histórias raramente contadas, ampliando o conhecimento sobre doenças raras e promovendo diálogos necessários".

:: Um festival RARO de cinema ::

"O Festival Raro de Cinema surge como uma iniciativa pioneira, trazendo à tona a discussão sobre as cerca de 8 mil doenças raras catalogadas pela OMS", afirma o jornalista Guilherme Vicente de Morais, idealizador e curador da mostra. "Apesar de 13 milhões de brasileiros conviverem com alguma dessas condições, o tema ainda é insuficientemente debatido. E ao utilizar o cinema como ferramenta de conscientização, nós ampliamos a visibilidade dessas questões."

"O evento traz uma nova perspectiva para temas de saúde, criando um espaço de reflexão profunda. A mostra não só celebra a arte, mas também reforça a importância de abordagens criativas para sensibilizar a sociedade sobre temas tão importantes como as doenças raras", explica Lauda Santos, presidente da Associação Maria Vitoria de Doenças Raras e Crônicas (Amaviraras).

Para garantir a inclusão do público, as exibições contará com filmes que apresentam recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas. A programação completa está disponível no site do Festival.

Confira os filmes que serão exibidos:

A Planta (2019)

Direção: Beto Brant

Através de depoimentos de diversos personagens, o filme mostra como a cannabis medicinal alivia sintomas de doenças e melhora a qualidade de vida. Ele explora a influência da planta na vida de pacientes e familiares e o impacto no atendimento médico e na pesquisa científica.
 

A História de Cada Um (2022)

Direção: Pedro Henrique Moutinho

Rodrigo e Luciana vivem um amor repleto de desafios, marcado pelo diagnóstico de PAF, uma doença rara. A trama se torna mais leve com o apoio de José e Soraia, que também vivem sua própria história de amor.
 

Atrás dos Meus Olhos (2022)

Direção: Pedro Henrique Moutinho

Celina, uma renomada fotógrafa, enfrenta os efeitos da Doença Ocular da Tireóide. Após um diagnóstico difícil, ela decide fotografar o mundo com sua visão adoecida, buscando conectar-se com outras pessoas que compartilham sua condição.
 

Ave Rara (2022)

Direção: Pedro Henrique Moutinho

Marina e João têm Isabelle, uma criança com dificuldades de andar. O filme retrata o amor e o apoio de Renato a Isabelle, celebrando sua singularidade e força.

Esclerosada Não É a Vó (2022)

Direção: Erenice de Oliveira, Marcia Denardin e Luiz Alberto Cassol

Quatro mulheres compartilham suas experiências cotidianas enquanto lidam com condições crônicas em uma sociedade marcada por machismo, racismo e capacitismo.

Ilegal (2014)

Direção: Rapha Erichsen e Tarso Araújo

O filme narra a luta de uma mãe para garantir o direito à saúde de sua filha, que sofre de uma forma rara de epilepsia, em meio a uma lei que impede o tratamento com cannabis.
 

Na Minha Pele (2020)

Direção: Rodrigo Braga

O documentário mergulha nas vidas de Zélia, Carlos e Gisele, que enfrentam a Psoríase Pustulosa Generalizada. Ele explora suas experiências de estigma e os avanços na medicina para controlar a doença.
 

O Outro Mundo de Sofia (2022)

Direção: Rapha Erichsen

Sofia, de 13 anos, enfrenta a luta pela legalização do remédio à base de maconha, necessário para tratar sua síndrome rara. Sua mãe desafia o sistema para garantir os direitos da filha.
 

Tin Soldiers (2022)

Direção: Odette Schwegler

O documentário investiga vítimas da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), uma condição rara pouco conhecida, buscando dar visibilidade à doença.

Serviço

Festival Raro de Cinema

Local: Cine Brasília - 106/107 Sul

Data: de 29 de outubro à 01 de novembro

Horário: 09h - 17h

Programação completa no site do Festival

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva