CULTURA

Cinemateca de Curitiba recebe, em novembro, o Cinestesia, evento que reúne arte, tecnologia e natureza

Mostra Latino-Americana das Artes do Vídeo traz reflexões contemporâneas em três dias de programação gratuita

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

A mostra acontece na cinemateca de Curitiba entre os dias 1 e 3 de novembro - Foto: Divulgação

A Cinemateca de Curitiba será palco, de 1 a 3 de novembro, do Cinestesia - Mostra Latino-Americana das Artes do Vídeo, evento gratuito que integra cinema, tecnologia e natureza em um único espaço. A programação inclui mostras de vídeos, mesas de comunicação, uma oficina de criação e uma apresentação de video mapping, técnica que utiliza projeção de vídeo em superfícies irregulares. Na abertura, os artistas Gabriela Golder e Paulo Nazareth apresentam suas obras.

O Cinestesia propõe ao público uma reflexão sobre os impactos do modelo de vida exploratório, destacando a interseção entre corpo, bioma e tecnologia. Segundo o curador Douglas Carvalho dos Santos, a mostra articula essas temáticas por meio das obras de artistas consagrados e emergentes, criando um panorama das urgências contemporâneas.

A diretora artística e curadora Arícia Machado destaca o impacto transformador da mostra. "Assistir às três sessões renova nossas inspirações e energias para agir", diz. Ela também observa que o evento se alinha a uma tendência global de festivais que abordam questões urgentes, como as apresentadas no Cinestesia.

Gabriela Golder, reconhecida por seus vídeos e instalações que exploram memória e identidade, e Paulo Nazareth, cujas obras resgatam um diálogo entre a historiografia brasileira e as origens da humanidade, são alguns dos destaques da mostra. O evento também contará com a participação do Cinefestival Internacional de Ecoperformance, que apresentará obras audiovisuais internacionais na última sessão.

Com uma proposta sensorial e inovadora, o Cinestesia busca expandir a compreensão das artes do vídeo e incentivar o diálogo entre cinema e museu. Parte das sessões contará com recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição.

O evento é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.

Serviço

Data: 1 a 3 de novembro de 2024

Local: Cinemateca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - Centro de Curitiba (PR)

Instagram: @mostra.cinestesia

Fonte: BdF Paraná

Edição: Mayala Fernandes