Acompanhado de um grupo de estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o cineasta Luís Carlos Prestes Filho esteve em Santa Helena (PR), em visita ao Memorial da Coluna Prestes, obra criada por Oscar Niemeyer. O cineasta é filho de Luís Carlos Prestes, líder da marcha político-militar que, de 1924 a 1927, percorreu 25 mil quilômetros ao redor do Brasil em defesa da educação, da democracia e da reforma agrária.
A visita ao memorial, realizada no dia 24 de outubro, é parte das atividades de lançamento do Centenário da Coluna Prestes. Na ocasião, o grupo esteve na prefeitura e na Câmara Municipal do município para tratar de parcerias para o Centenário da Coluna Prestes, celebrado em 2025.
O Memorial da Coluna Prestes tem 25 metros de altura, em homenagem aos 25 mi quilômetros percorridos pelo grupo, e foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
“Dentre algumas interpretações possíveis da obra, há aquela que diz que o monumento tem o formato de uma baioneta estilizada, que a depender do ângulo de observação pode ocultar-se ou revelar-se, como acontecia com a própria Coluna diante dos olhos dos inimigos”, reflete Filho.
Os estudantes que participaram da visita são do Haiti, Honduras, Colômbia, Cuba, Paraguai e Brasil, na maioria matriculados nos cursos de antropologia e ciência política e sociologia.
A programação do Centenário da Coluna Prestes está em preparação, desenvolvida por docentes e discentes do curso de ciência política e sociologia. A iniciativa também conta com a colaboração de acadêmicos do curso de antropologia e tem colaboração de Luís Carlos Prestes Filho. O Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política abriga a iniciativa. Também participam do projeto estudantes dos cursos de relações internacionais, história, engenharia civil e desenvolvimento rural da Unila. As atividades devem ser realizadas em abril de 2025, em Foz do Iguaçu, no Campus da Integração da Universidade Federal da Integração Latino Americana, na Câmara Municipal, no Teatro Barrageiro e na Fundação Cultural.
Estão em curso tratativas com a Escola Nacional Florestan Fernandes para o desenvolvimento de parcerias em torno das Celebrações do Centenário da Coluna Prestes em Foz do Iguaçu.
Edição: Thalita Pires