A Câmara dos Deputados e o Senado Federal suspenderão as atividades legislativas em ambas as casas a partir da próxima quarta-feira (6), para receber a 10ª Cúpula do P20, que reunirá delegações dos parlamentos dos países membros do bloco e convidados. No total, estão confirmadas delegações de 35 países, além de sete instituições internacionais, para a atividade que começa na quarta e vai até a sexta (8). As visitações ao Palácio do Congresso Nacional estarão suspensas durante toda a semana.
O P20 foi criado em 2010, com o objetivo de envolver os legislativos na elaboração de propostas e medidas que garantam a aplicação dos acordos internacionais celebrados pelas reuniões de alto nível do bloco. O tema do encontro deste ano será "Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável".
O primeiro dia de atividades será dedicado ao "Fórum Parlamentar do G20: rumo à implementação das recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20". No encontro, as parlamentares vão debater as formas de implementação das propostas que surgiram da 1ª Reunião das Mulheres Parlamentares do P20, realizada no mês de julho, em Maceió (AL), sobre justiça climática e do desenvolvimento sustentável sob a perspectiva de gênero e raça, ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios e o combate às desigualdades de gênero e raça.
A cerimônia oficial de abertura está programada para a quinta-feira (7) e, logo, serão realizadas duas sessões de trabalho. Uma primeira, sobre "a contribuição dos Parlamentos no combate à fome, à pobreza e à desigualdade em nível mundial" e, a segunda, sobre "o desenvolvimento socioambiental e transição ecológica justa e inclusiva".
Na sexta-feira (8), os chefes dos parlamentos discutirão "a governança global adaptada aos desafios do século 21". Ao final do encontro, será emitida uma declaração conjunta dos parlamentos, que será encaminhada à Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Edição: Martina Medina