O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou, nas redes sociais, a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, confirmada nesta quarta-feira (6). O petista adotou um tom de valorização da democracia. Ele aguardou a confirmação oficial do resultado.
“A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu.
Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo…
— Lula (@LulaOficial) November 6, 2024
No início de novembro, em entrevista à emissora francesa TF1, Lula havia manifestado preferência pela eleição de Kamala Harris. O presidente brasileiro disse considerar a eleição da democrata como mais segura à democracia, tendo em vista o episódio da invasão ao Congresso estadunidense após derrota de Trump em 2021.
A emissora CNN repercutiu a declaração com diplomatas brasileiros que indicaram não haver temor na piora da relação entre os dois países. A avaliação foi de que Lula já havia declarado apoio a Joe Biden numa linha de defesa da democracia e que a posição de neutralidade não melhoraria necessariamente a relação com o republicano, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Edição: Rodrigo Durão Coelho