Quem está inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não compareceu ao primeiro dia de aplicação, no último domingo (3), poderá fazer as provas do segundo dia, que ocorrem em 10 de novembro. O comparecimento independe de justificativa para a ausência. O participante que tiver faltado por problemas logísticos ou de saúde, no entanto, terá direito à reaplicação do exame do primeiro dia, mediante solicitação que poderá ser realizada entre 11 e 15 de novembro.
O comparecimento no segundo dia, apesar da falta no primeiro, também pode ser vantajoso para quem foi beneficiado pela isenção da taxa de inscrição. Isso porque o edital prevê que candidatos ausentes nos dois dias de aplicação somente poderão pleitear nova isenção se apresentarem uma justificativa válida no momento da nova inscrição, no ano seguinte.
Os participantes que fizerem apenas as provas do segundo dia e não tiverem justificativa para solicitar reaplicação não poderão usar os resultados em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou em processos seletivos de faculdades. A nota servirá apenas para autoavaliação.
Segundo dia
Neste domingo (10), os participantes do Enem farão as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, que envolvem conteúdos de Química, Física e Biologia, e Matemática e suas tecnologias. São 45 questões de múltipla escolha em cada área do conhecimento para serem respondidas em até 5 horas.
O exame é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O horário das provas segue o fuso de Brasília, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O início das provas está previsto para 13h30, e término às 18h30.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Em 2024, mais de 4,3 milhões de inscrições foram confirmadas, sendo 1,6 milhão de estudantes que estão concluindo o Ensino Médio.
Edição: Thalita Pires