MOBILIZAÇÃO

Comitê da Marcha das Mulheres Negras na Paraíba promove oficina de comunicação estratégica neste sábado (9)

Objetivo é abordar a comunicação como estratégia de organização e fortalecimento; evento será no Armazém do Campo, em JP

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Registro da primeira Marcha das Mulheres Negras, que aconteceu em Brasília, em 2015. - Foto: Divulgação/Agência Gov.

Comitê Impulsor na Paraíba da 2ª Marcha das Mulheres Negras 2025 promove, neste sábado (9), o Oficinão de Comunicação Estratégia. O evento acontecerá no Armazém do Campo, localizado no bairro Castelo Branco III, em João Pessoa, a partir das 13h30. No encontro, será lançada a camiseta personalizada da Marcha Paraíba 2025. Para realizar a inscrição, clique aqui

Idealizada pela Comissão de Comunicação do Comitê Impulsor, a oficina tem como objetivo abordar a comunicação como instrumento de estratégia de organização, mobilização e fortalecimento, e será ministrada pelas jornalistas e ativistas negras Thais Vital e Jô Pontes.


Durante o evento, o Comitê arrecadará doações para o Brechô das Pretas, uma das ações organizativas da mobilização para a marcha, que tem o objetivo de arrecadar fundos financeiros. / Divulgação.

"Entendemos que a nossa comunicação dentro da marcha desenvolve um papel importante para além do papel de divulgação das nossas ações que é um papel estratégico, uma ação estratégica e permanente desta mobilização", comenta Thais Vital.

O Comitê Impulsor foi criado em março deste ano, e é formado por várias mulheres negras de João Pessoa e de municípios paraibanos de territórios quilombolas. As ações pretendem mobilizar o maior número de mulheres rumo à 2ª Marcha das Mulheres Negras, marcada para novembro de 2025, em Brasília (DF). Nacionalmente, a Marcha almeja reunir 1 milhão de mulheres negras. 

Segundo Thais Vital, até novembro de 2025, a comunicação vai desempenhar um papel crucial e estratégico, sendo um instrumento mobilizador. "E também um instrumento da preservação da memória de toda essa mobilização até atingir o objetivo de levar todas essas mulheres à Brasília", destaca a jornalista. 

O Comitê Impulsor tem buscado envolver o máximo de mulheres na Comitiva Paraíba, para a mobilização da Marcha rumo à Brasília, com ações diversas e atividades permanentes.

Brechó das Pretas na Paraíba

A Comissão e Finanças e Sustentabilidade do Comitê Impulsor está organizando um brechó, com o intuito de arrecadar recursos. É possível colaborar com roupas, calçados, bijuterias, artesanato, itens de decoração, ombreiras para pendurar roupas, livros. "Já separa aquelas peças em bom estado de conservação para fazer a sua doação ao nosso Brechó!", salienta a organização. 

A professora e ativista Lourdes Teixeira, lembra que, além da arrecadação no evento deste sábado, a Comissão vai continuar recebendo doações. Para doar, é só entrar em contato com Lourdes (83 98695-3942/@lourdes.mlts) ou Marina Prado (83 99197-2462/@_pradoma).

Acompanhe as ações do Comitê Impulsor na Paraíba da Marcha das Mulheres Negras 2025.

*Com informações da assessoria da Marcha das Mulheres Negras.

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Carolina Ferreira