diversidade

Assembleia Legislativa do RS realiza Semana da Consciência Negra até o dia 22 de novembro

A comissão de organização é presidida pelo deputado estadual Matheus Gomes (Psol)

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Debate foi articulado pelas deputadas Laura Sito (PT), Bruna Rodrigues (PCdoB) e o deputado Matheus Gomes (PSOL) - Foto: Josiel Rodrigues

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promove entre os dias 12 e 22 de novembro a Semana da Consciência Negra. Um dos destaques da programação é a realização do Festival Valeu, Zumbi!, que acontecerá no dia 20 de novembro, a partir das 16h, com música, cultura e feira de afroempreendedores. O festival acontecerá na Praça da Matriz, em frente à Assembleia Legislativa. 

A comissão de organização da semana é presidida pelo deputado estadual Matheus Gomes (Psol) e composta por diversas bancadas, federações e entidades. De acordo com o parlamentar, a programação da Semana da Consciência Negra da ALRS de 2024 foi pensada e proposta para oferecer à população de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul uma diversidade de espaços e experiências para pensar o tema da negritude e dos impactos do racismo no cotidiano social. 

Gomes ressalta a importância do 20 de novembro e o fato de ser, pela primeira vez, feriado na cidade que originou a data. "A concepção do dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra nasceu em Porto Alegre, através do grupo Palmares, ainda na década de 1970. Apesar disso, é a primeira vez que a data será feriado aqui. Por isso, nós da Bancada Negra decidimos fazer com que esse ano fosse especial, tanto em celebrações quanto em atividades parlamentares e de mobilização. O momento que vivemos exige que estejamos organizados e alertas para enfrentar a extrema direita e os desafios que nos são impostos."

A lei 14.759/2023, sancionada pelo presidente Lula, em dezembro de 2023, transformou a data em feriado nacional em todo o território brasileiro. Para o deputado, isso significa o reconhecimento da luta dos movimentos negros brasileiros que reivindicam a data como forma de resgate de memória e legado das lutas do povo negro. 

"Oliveira Silveira, poeta, professor, ativista negro gaúcho e brasileiro, foi integrante e um dos fundadores do Grupo Palmares que, na década de 1970, idealizou o 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, como conhecemos hoje. A criação da programação e de toda a semana, também surge para que honremos a memória desta liderança essencial do Movimento Negro do Rio Grande do Sul e do Brasil", destaca. 

Ainda, segundo o parlamentar, um evento como este "tem o papel de convocar a sociedade para debater o tema do racismo, mas também de reunir a população negra para celebrar conquistas e, acima de tudo nossas vidas, nossa consciência sobre o que é ser negro".

Programação completa: 

Audiência Pública: Combate ao Racismo nas Escolas (em parceria com a Comissão de Educação) 
Data: 12/11/2024 
Horário: 18h 
Local: Plenarinho da ALRS 

Audiência Pública: Racismo e Mercado de Trabalho (em parceria com a Comissão de Direitos Humanos) 
Data: 13/11/2024 
Horário: 9h às 11h 
Local: Plenarinho da ALRS 

Festival Valeu, Zumbi 
Data: 20/11/2024 
Horário: 16h às 21h
Local: Praça da Matriz

Sessão Solene: Entrega do Troféu Carlos Santos e Medalha Zumbi dos Palmares 
Data: 21/11/2024
Horário: 14h 
Local: Plenário da ALRS 

Feira de Afroempreendedores(as) 
Data: 18 a 22 de novembro
Horário: das 12h às 17h 
Local: ALRS (entrada do Palácio Farroupilha) 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko