OUÇA E ASSISTA

Tempero da Notícia: atentado a bomba no STF arruína projeto bolsonarista de anistia a golpistas

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Marcelo Cruz/Brasil de Fato

O atentado a bomba contra o Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrido em Brasília, nesta quarta-feira (13), liquidou a possibilidade de anistiar os golpistas do 8 de janeiro. O autor do ataque, Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, foi candidato a vereador pelo PL nas eleições de 2020, na cidade de Rio do Sul (SC). Luiz era conhecido como um bolsonarista radical e, nas redes sociais, fazia várias publicações de teorias conspiratórias da extrema direita.

Não foi um ato isolado, tresloucado, inconsequente. É parte de um discurso de ódio, de violência e extremismo que foi alimentado desde a presidência, durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL). Por isso mesmo, precisa ser punido de forma rigorosa, para evitar que siga propagando e alimentando novas ações como essa.

Impedir qualquer anistia aos golpistas do 8 de janeiro, inclusive ao próprio ex-presidente, é fundamental para isso. 

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Semana movimentada

Nesta semana também se destacou o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 - seis dias de trabalho para um de descanso. Proposta foi levantada a partir da apresentação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), que propõe a jornada de trabalho de quatro dias, e do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), criado pelo vereador eleito no Rio de Janeiro, Rick Azevedo. 

PT, Psol, PCdoB, PDT E PSB deram apoio à proposta, que deixou os setores de direita desorientados. Mas o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pareceu não saber como se posicionar. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que o tema já seria contemplado por acordos coletivos. Mas a pauta tirou setores da esquerda da defensiva. 

Panela de pressão

A democracia dos Estados Unidos é quem está na Panela de Pressão nesta semana. O presidente eleito, Donald Trump anunciou o dono da rede social X, Elon Musk, para um cargo no governo: zelar pela eficiência da gestão. 

Ele também nomeou o âncora da rede de televisão Fox News para o Departamento de Defesa, com a ideia de afastar generais que não sejam vinculados ao trumpismo. Trump ainda reforçou a ideia de promover deportação em massa de imigrantes. Ou seja, todos ingredientes de um governo explosivo, que põe em risco a democracia no país.

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

Edição: Martina Medina