Durante a programação do G20 Social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração apaziguadora sem citar nomes, ao afirmar que "esta é uma campanha que a gente não tem que ofender ninguém". A fala foi relacionada à troca de ofensas entre a primeira-dama Janja da Silva e o bilionário Elon Musk.
“Esta é uma campanha que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. A gente tem que só indignar a sociedade”, disse o presidente no palco do Festival Aliança Global: Pro dia nascer feliz, na presença de Janja, da atual ministra da Cultura Margareth Menezes, e do cantor Gilberto Gil.
Antes da declaração de Lula, a primeira-dama discursou sobre o combate às fake news, quando disse: “Não tenho medo de você. Fuck you Elon Musk”, que numa tradução literal seria “vai se foder Elon Musk”.
Horas depois, o bilionário escreveu no X (antigo Twitter): “Eles vão perder as eleições em breve”, respondendo a uma publicação com o vídeo de Janja.
Musk foi um dos principais doadores e apoiadores da campanha de Donald Trump, que venceu as eleições estadunidenses no início deste mês. Uma semana após o resultado, o novo presidente anunciou que o bilionário foi convidado para participar do governo em um novo Departamento de Eficiência Governamental do país norte-americano.
Além do apoio financeiro, a rede social comandada por Musk, o X, foi apontada como epicentro de desinformação nas eleições presidenciais estadunidenses. O levantamento foi feito pelo Center for Countering Digital Hate, dos Estados Unidos.
Edição: Nathallia Fonseca