TRAGÉDIA

Em Governador Valadares (MG), lideranças cobram investigação sobre a morte de Thainara Santos

Ministério dos Direitos Humanos e a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) também cobraram as instituições

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
De acordo com relatos de moradores do prédio onde a jovem morava, ela não resistiu à força física dos policiais - Foto: Reprodução / Redes sociais

Em Governador Valadares (MG), familiares e comunidade se reuniram em ato para pedir justiça por Thainara Vitória Francisco Santos, que morreu após uma abordagem da Polícia Militar, no bairro Vila Montes, no dia 15 de novembro. A mobilização aconteceu na quarta-feira (20), e a população pretende estabelecer novos passos para continuar a luta. 

De acordo com relatos de moradores do prédio onde a jovem morava, ela não resistiu à força física dos policiais. Na ocasião, a vítima teria tentado defender o irmão autista, que se estressou com a presença dos militares, que adentraram ao local à procura de outro adolescente. 

Na segunda-feira (18), a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) solicitou ao Ministério Público de Minas Gerais, Comando Geral da Política Militar e Corregedoria da Polícia Militar uma investigação para apurar as circunstâncias da morte de Thainara.

O Ministério dos Direitos Humanos, em nota de pesar, também solicitou celeridade e imparcialidade na apuração dos fatos e na investigação, para garantir a devida responsabilização dos envolvidos no caso.
 
No pedido de Beatriz, a parlamentar também solicitou esclarecimentos sobre a adequação das ações policiais deste caso aos protocolos de abordagem e condução de pessoas em condições de vulnerabilidade, como adolescentes e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Ana Carolina Vasconcelos