CULTURA NEGRA

Grupo Afro-Sul de Música e Dança celebra 50 anos de história com cortejo em Porto Alegre (RS) neste domingo (24)

Evento conta ainda com show da Imperadores do Samba, exposição, gastronomia e feira de economia criativa

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
O desfile do Bloco Afro Odomode propõe as cores preto, verde, vermelho ou amarelo, representando a diversidade dos projetos do Instituto - Bruna Fraga/ Reprodução / Instagram @unimusicaufrgs

Neste domingo (24), as ruas do Jardim Botânico de Porto Alegre (RS) se tornarão uma grande avenida de carnaval. A partir das 14h, o Bloco Afro-Sul Odomode estará reunido na Praça das Nações para um cortejo em comemoração aos 50 anos do coletivo. O destino final será a sede do Afro-Sul, na Avenida Ipiranga, 3850. No local, serão feitas apresentações musicais e culturais, exposições e lançamentos de projetos que fazem parte do cinquentenário, além de um festival de gastronomia no Ajeum, em uma programação que exalta a cultura, as raízes e o legado construído pelo povo negro no Rio Grande do Sul.

O Grupo Afro-Sul de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de luta e de valorização da cultura negra e do direito à livre expressão. Para celebrar as cinco décadas, o coletivo preparou uma série de comemorações que iniciam em novembro deste ano e seguem em 2025, em homenagens, atividades para adultos e crianças, criação, apresentação de um novo espetáculo e muito mais.

A largada será em 24 de novembro, celebrando com as cores do Afro-Sul, muita música e dança. E um cortejo vibrante com bateria e brincantes que percorre o bairro Jardim Botânico desde a Praça das Nações até a sede do grupo, na Av. Ipiranga.

O desfile do Bloco Afro Odomode propõe as cores preto, verde, vermelho ou amarelo, representando a diversidade dos projetos do Instituto. No dia, também haverá feira de economia criativa, com produtos de um mercado que une tradição e inovação; exposição Nossos passos, de longe pra longe, uma viagem pelas cinco décadas do Afro-Sul com imagens que resgatam memórias afetivas; o Conversas em Roda, reflexões sobre a construção do sujeito negro a partir da arte, com histórias e vivências do Afro-Sul; apresentação de dança, com toda a energia da Cia Afro-Sul, convidando o grupo afro de Nova Prata e a E.S. Realeza; o Ajeum e as delícias da culinária servidas em um coquetel com o sabor de afeto e acolhimento; a apresentação do vídeo 50 Anos, um documentário comemorativo, seguido da entrega do troféu Afro-Sul.

A honraria vai homenagear duas personalidades da cultura afro-gaúcha. O troféu será entrega pelas mãos dos lanceirinhos negros, simbolizando o legado para as gerações futuras. Em seguida, apresentação de final de ano das crianças do Projeto Cultural Nossa Identidade.

Finalizando as celebrações de domingo, a Imperadores do Samba fará uma apresentação com seu grupo Show Imperadores do Samba, o Mar Vermelho e Branco. O encerramento das atividades ficará a cargo da Banda Afro-Sul, com músicas que marcaram os 50 anos do grupo e a participação de músicos convidados que fizeram parte dessa trajetória.

Serviço

Celebração dos 50 anos do Afro-Sul

Data: 24 de novembro

14h – Concentração e saída do Bloco Afro-Sul Odomode / Praça das Nações - Jardim Botânico

16h – Início das atividades na sede do Afro-Sul Odomode – Av. Ipiranga, 3850


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko