Diplomacia

Líderes da América Latina parabenizam o novo presidente do Uruguai Yamandú Orsi

Javier Milei, da extrema direita, foi o único dos presidentes a não se manifestar

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Yamandý Orsi, novo presidente do Uruguai, venceu as eleições neste domingo (24) - SANTIAGO MAZZAROVICH/AFP

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras lideranças mundiais parabenizaram o novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, que venceu as eleições neste domingo (24).  

Com o apoio do ex-presidente José Pepe Mujica, Orsi venceu o candidato da coalização de direita Álvaro Delgado. Com praticamente 100% das urnas apuradas, a corte eleitoral apontou 49,8% dos votos para Orsi, contra 45,9% de Delgado. Agora, o Uruguai voltará a ter um presidente de esquerda após cinco anos. 

Lula publicou em suas redes sociais felicitações à Orsi: “Quero parabenizar o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, principalmente, o presidente eleito Yamandú Orsi, à Frente Ampla e ao meu amigo Pepe Mujica pela vitória de hoje”, disse. 

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, que também está mais à esquerda do espectro ideológico, saudou o novo presidente. “Parabéns a Yamandú Orsi e Carolina Cosse pela vitória como presidente e vice-presidente da irmã República Oriental do Uruguai. A Frente Ampla volta a governar pela vontade do povo uruguaio que mais uma vez demonstra sua vocação democrática e progressista”, escreveu Sheinbaum nas redes oficiais. 

O presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou que ligou para Orsi para parabenizá-lo pelo resultado eleitoral. “Acabei de ligar e parabenizar Yamandú Orsi pela vitória no Uruguai. Conversamos sobre como seguir em frente juntos, como países irmãos, na justiça e na unidade. Do Chile, todo o sucesso neste novo caminho para Yamandú e a vice-presidente, Carolina Cosse!”, o presidente chileno escreveu no X. 

Luis Arce, presidente da Bolívia, também parabenizou Orsi por meio do perfil nas redes sociais. “Sua vitória encerra uma grande jornada democrática que reafirma a unidade do irmão povo uruguaio, que optou pela inclusão e pela justiça social para garantir seu crescimento”, disse Arce. O presidente da Bolívia ainda reforçou a “vontade de continuar a fortalecer as nossas relações de cooperação e fraternidade. Viva a Grande Pátria!”. 

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, foi breve em suas felicitações ao novo chefe do Executivo uruguaio. “Um grande abraço a Yamandú, novo presidente do Uruguai. Esta vitória reflete a vontade do povo latino-americano de unidade e mudança”, publicou em seu perfil no X. 

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, parabenizou Orsi e falou em construir uma “relação respeitosa e positiva e de cooperação e de apoio partilhado” entre os países. “Desejo o maior sucesso”, escreveu no Instagram.  

Santiago Peña, presidente de direita do Paraguai, também parabenizou Orsi pela vitória. “Felicito o povo uruguaio pela sua participação massiva nas eleições presidenciais deste domingo. No final do dia, entrei em contato com o presidente eleito Yamandú Orsi para expressar o compromisso do Paraguai em continuar colaborando em benefício de nossas nações”, disse.  

Da Argentina, comandada pelo presidente da extrema direita Javier Milei, apenas a chancelaria parabenizou “o povo uruguaio pela sua exemplar jornada cívica” e enviou saudações “ao presidente eleito Yamandú Orsi pela sua vitória”. “Ratificamos nosso compromisso de trabalhar junto com o Uruguai para fortalecer a agenda compartilhada e o bem-estar de ambos os países”, escreveu no X. O presidente argentino não se manifestou. 

Edição: Nathallia Fonseca