A Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) celebra 20 anos de atuação em um evento em Brasília (DF), que terá lançamento de publicações, debates e apresentações musicais. O encontro “Memórias da Agroecologia” ocorre nesta sexta-feira (6), Dia do Extensionista Rural, no Armazém do Campo. A entrada é gratuita.
Dentre as publicações, a associação divulga um passo a passo para organizar encontros que popularizam a agroecologia, reunindo milhares de pessoas e promovendo modelos sustentáveis de agricultura, além de lançar uma cartilha com orientações para a montagem de uma cozinha agroecológica. A ABA-Agroecologia ainda dá destaque ao protagonismo das cozinheiras e de comida de verdade na mesa dos brasileiros e brasileiras.
“Há um ano celebrávamos a realização e a importância do nosso 12º Congresso, no Rio de Janeiro, recebendo um universo enorme de pessoas para debater agroecologia. A construção de um encontro assim depende de uma grande inteligência coletiva e materializa nossa força”, diz Marília Nepomuceno, coordenadora do projeto. "Essas publicações são uma síntese disso, com cerca de 40 metodologias de ação coletiva, produto da caminhada do próprio movimento agroecológico enquanto ciência, movimento e prática. É uma alegria reunir isso, possível graças a parceria institucional entre a ABA-Agroecologia junto à Agenda de Saúde e Agroecologia da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz."
Outra obra de destaque será o livro Rio do Tempo da ABA-Agroecologia, que, por meio de uma linha do tempo, remonta os 20 anos de trajetória da associação, ressaltando momentos-chave e desafios superados pelo movimento agroecológico.
Segundo a ABA-Agroecologia, a associação também vai aproveitar a ocasião para destacar a importância da agroecologia no enfrentamento dos desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas, a defesa da biodiversidade e o combate à fome e à desigualdade. A associação ainda deve reafirmar o compromisso com a justiça socioambiental, propondo caminhos sustentáveis para a agricultura e para o desenvolvimento rural.
Durante o evento, será feita uma homenagem aos extensionistas rurais, profissionais fundamentais para o desenvolvimento das comunidades agrícolas, por integrarem saberes populares com conhecimentos técnicos, e contribuírem para a criação de políticas públicas eficazes no apoio à agricultura familiar e sustentável.
Publicações lançadas no encontro “Memórias da Agroecologia”
Caderno Síntese dos Processos dos CBAs: metodologias, inspirações e experimentações na construção do conhecimento agroecológico: Parte do esforço coletivo de sistematização e reflexão metodológica da ABA-Agroecologia, a publicação organiza o conhecimento acumulado em 20 anos da associação e na construção dos congressos brasileiros de agroecologia: o último, realizado no Rio de Janeiro, contou com 4.700 inscritos. Os eventos são espaços de partilha e ampliam o debate sobre o papel da ciência crítica, comprometida e contextualizada no enfrentamento de crises locais e globais: fome, desigualdades, aquecimento global e tantos outros.
Rio do tempo da ABA-Agroecologia: Construção coletiva de associados da ABA-Agroecologia que resgata de forma gráfica os 20 anos de trabalho da associação, gerando uma linha do tempo com afluentes que marcam a construção deste e de outros coletivos do movimento agroecológico. Também estão registrados pontos fundamentais na luta por políticas públicas da área. O Rio do Tempo da ABA-Agroecologia seguirá sendo abastecido a partir de oficinas que serão organizadas em 2025.
Uma cozinha protagonizada pelas cozinheiras agroecológicas: O guia percorre caminhos para garantir comida de verdade, com sabor, segurança e economia, aos participantes de grandes eventos. Vai das compras às sobras, passando por licenças e preparo, sem esquecer a qualidade: quanto mais agroecológico, mais saudável e justo e, portanto, melhor. Ponto-a-ponto, os autores visibilizam o trabalho para montagem de uma cozinha agroecológica, gerando conversas inspiradoras e novas perspectivas sobre o cozinhar em pequenas e grandes escalas. A publicação foi baseada na experiência de servir 23 mil refeições agroecológicas, preparadas por 40 pessoas, no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado em 2023, no Rio de Janeiro.
Resistências no Chão da Floresta: Agroecologia na Amazônia: O livro discute as experiências de agroecologia na região amazônica, valorizando a relação entre sociedade e natureza por meio de uma "pedagogia da realidade". O organizador Romier da Paixão Sousa destaca a importância de valorizar a "memória biocultural" dos agricultores e agricultoras, trazendo reflexões sobre as resistências e lutas dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia contra a expansão do agronegócio e a degradação ambiental. O livro aborda iniciativas de agroecologia no Pará, percorrendo diversos municípios e experiências, convidando o leitor a conhecer e valorizar as histórias e vivências no chão da floresta.
Cadernos de Agroecologia: Anais do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia: A publicação apresenta os 2.221 resumos e a lista de 85 vídeos selecionados e apresentados no último congresso da ABA-Agroecologia. Reúne ainda documentos do evento, como a Carta Carioca, a Carta dos Povos Indígenas e a Carta das Juventudes.
Boletim do Projeto ERA - Extensão Rural e Agroecologia (FAV/UnB/MDA): A 2ª edição do boletim do projeto ERA/UnB/MDA traz as últimas realizações do projeto realizado em parceria com o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Nesta edição, além de suas ações, poderemos conhecer um pouco mais sobre as pesquisas em andamento e da formação continuada oferecida pelo projeto.
Serviço
Memórias da Agroecologia
Armazém do Campo - DF: Armazém do Campo-DF: SCS, Quadra 1, Lote 30, Bloco K, Edifício Denasa
Sexta, 6/12, às 19h, grátis
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Rafaela Ferreira