Thomas Sankara

Livraria Expressão Popular recebe nesta sexta (6) especialista de Burkina Faso para debate sobre discursos da revolução

Evento acontece às 18h30 no espaço físico da livraria, no centro de São Paulo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Educação, reforma agrária, saúde e direito das mulheres estavam entre os pilares do projeto revolucionário de Thomas Sankara, que serão discutidos no debate - Pascal George/AFP

A livraria e editora de livros Expressão Popular, em parceria com o Armazém do Campo, realizará, nesta sexta-feira (6) o debate "Thomas Sankara: discursos da revolução", com a presença de Ousmane Lankoandé Miphal. O evento também marca o lançamento do livro Discursos da revolução (Expressão Popular, 2024).

Miphal é membro do Balai Citoyen, movimento popular de oposição ao governo de Burkina Faso, além de especialista na retórica de Thomas Sankara, militar, revolucionário marxista, pan-africanista e líder político do país.

O lançamento e O debate serão às 18h30 na livraria Expressão Popular, na Alameda Nothmann, 806, nos Campos Elíseos, centro de São Paulo (SP).

Discursos da Revolução

O livro Discursos da revolução é uma coletânea com seis discursos proferidos pelo presidente revolucionário de Burkina Faso entre o primeiro ano de governo (1983) e o ano de seu assassinato (1987).

Iniciando pelo capítulo "Discursos de orientação política", fundamental para a compreensão das linhas gerais, o livro mostra um balanço do processo revolucionário e um chamado ao envolvimento da população na continuidade da luta, apresentando o papel dos Conselhos de Defesa da Revolução, o novo papel do Exército Revolucionário e as diretrizes gerais do plano econômico e político.


Evento será às 18h30 na livraria Expressão Popular, e terá presença de especialista de Burkina Faso em discursos de Thomas Sankara / Divulgação/Expressão Popular

Sankara foi o primeiro governante africano a romper os laços com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que o "aconselhou" a continuar pagando a dívida. O líder pan-africanista se recusou a depender de qualquer poder externo, incluindo a dívida externa, uma vez que ele a considerava fruto do domínio pós-colonial.

No livro estão compilados discursos em que Sankara questiona o padrão corrente de política de auxílio ao desenvolvimento da periferia promovida pelos países ricos.

São palavras que acendem a esperança de um projeto alternativo de soberania para os países do Terceiro Mundo, que evidenciam a amplitude e a atualidade de temas revolucionários trabalhados por seu governo durante os anos de resistência em Burkina Faso.

Os discursos promovem o internacionalismo, a soberania, os direitos das mulheres e a atenção ao meio ambiente.

Edição: Leandro Melito