O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai realizar um procedimento endovascular, como complementação à cirurgia a qual foi submetido nessa terça-feira (10).
De acordo com o mais recente boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), ele passará por uma embolização da artéria meníngea média na manhã desta quinta-feira (12).
Anda segundo o informe, Lula passou o dia bem, sem intercorrências. O presidente realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares, mas permanece sob cuidados intensivos.
Ele foi internado em São Paulo na madrugada de terça, após sentir fortes dores de cabeça. Exames de imagem revelaram uma hemorragia intracraniana.
O problema decorre de um acidente doméstico que o presidente sofreu em outubro, quando escorregou e caiu no Palácio da Alvorada. Na ocasião ele levou cinco pontos na cabeça.
Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenagem da hemorragia. O procedimento transcorreu sem complicações e o presidente se recupera na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo boletim médico publicado após o procedimento, o presidente estava consciente, estável e se alimentando normalmente. A equipe médica afirmou que ele "não terá sequela alguma" e que lesões dessa natureza são comuns após acidentes, especialmente em pessoas mais velhas.
Edição: Martina Medina