educação popular

Método cubano utilizado em 30 países alfabetiza mais de 800 educandos em Maricá (RJ)

Esta é a segunda turma alfabetizada na cidade a partir do projeto 'Sim, eu posso!'

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Turma do "Sim, Eu Posso!" tem aulas na Igreja Portas e Missões no Distrito de Ponta Negra em Maricá - Cadu Sousa

Após cinco meses de dedicação e aprendizado em sala de aula, mais de 800 educandos da Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!” em Maricá, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, completaram o ciclo de formação na última sexta-feira (13). Esta é a segunda turma alfabetizada na cidade a partir do método cubano utilizado em mais de 30 países.

As aulas gratuitas aconteceram em diversos locais da cidade adaptados para garantir o aprendizado, como igrejas, garagens, escolas municipais e quadra de escolas de samba. A jornada ofereceu duas fases de alfabetização para pessoas pré-cadastradas na busca ativa que percorreu o município. 

Em sala de aula, os educandos da primeira fase, que ainda não sabem ler e escrever, assistem a 65 videoaulas que associam as letras aos números.


Neste ano, a jornada contou com duas fases: alfabetização e aprimoramento da leitura e da escrita / Bernardo Gomes

Já na segunda fase, os educandos já alfabetizados aprimoram seu aprendizado da leitura e escrita a partir do trabalho pedagógico. As atividades abordam temas como cultura e identidade, trabalho, educação, saúde, habitação, agroecologia, questão racial e gênero.

O educando Wellington Nascimento, de 40 anos, já planeja a próxima conquista. "Quando eu acabar as duas fases do projeto vou continuar estudando porque meu sonho é ser educador, quero dar aula aqui no 'Sim, Eu Posso!' para ensinar as pessoas como eu fui ensinado", diz Wellington. 

Jornada de Alfabetização

O método foi desenvolvido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho (IPLAC) na década de 1990 em Cuba. O programa consiste em uma aproximação das letras do alfabeto com os números, o que facilita a memorização e aprendizado. No Brasil, o método é usado desde 2006 pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para erradicar o analfabetismo. 

A campanha de alfabetização no município de Maricá iniciou em 2023 e visa zerar o analfabetismo na cidade para garantir o direito à educação e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 


Formatura da segunda turma de educandos da Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!” em Maricá / Bernardo Gomes

Jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos já podem se inscrever e participar do projeto "Sim, Eu Posso!" para o ano de 2025 em Maricá. O projeto é totalmente gratuito e oferece todo material. Mais informações no WhatsApp através do número (21) 99932-8202.

A Jornada de Alfabetização “Sim, Eu Posso!” é um projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Economia Solidária e o Instituto Singular de Ideias Inovadoras (ISII).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita