Histórico

Vini Jr. é eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa

Atacante conquista prêmio The Best 2024 após temporada histórica; último brasileiro a ganhar havia sido Kaká, em 2007

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O atacante brasileiro Vini Jr. posa com o troféu de Melhor Jogador durante a cerimônia do Best Fifa Football Awards 2024 em Doha, em 17 de dezembro de 2024 - Karim Jaafar/AFP

O atacante Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), nesta terça-feira (17). Dessa forma, o brasileiro consagra uma temporada exuberante pelo Real Madrid, clube espanhol em que joga.

A premiação ocorreu em cerimônia realizada em Doha, no Catar. Vini Jr. foi reconhecido por sua atuação decisiva durante a temporada 2023/2024, quando liderou seu clube nas conquistas do campeonato espanhol, a La Liga, e a Liga dos Campeões, torneio continental entre clubes da Europa.

Vini Jr. conseguiu 48 pontos e ficou à frente de Rodri, volante espanhol que havia ganhado a bola de ouro da Frances Football de melhor jogador do ano, que teve 43 pontos. O terceiro colocado foi Jude Bellingham, que somou 37 pontos.

Desde 2007, quando Kaká venceu o prêmio da Fifa, um brasileiro não era eleito o melhor jogador do mundo. Dessa forma, Vini Jr. entra para uma seleta lista que tem, ainda, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Romário.

“Claro que eu quero agradecer todo mundo que votou em mim, todos os treinadores, jogadores, jornalistas e uma parte dos meus fãs também. Não poderia deixar de agradecer a minha família que deixou de viver o sonho deles para viver o meu e fez de tudo pra eu poder chegar aqui até hoje. Agradeço também ao presidente [do Real Madrid], ao mister Carleto [Ancelotti], que sempre me ajudou muito e também agradeço ao Júlio por ter confiado em mim quando eu tinha apenas 16 anos. E agora meu time é aqui. Eles me fizeram chegar até aqui, fizeram tudo para eu acreditar que poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas junto com eles na temporada”, afirmou o brasileiro durante a cerimônia.

Racismo no prêmio Bola de Ouro

Em outubro, o Bola de Ouro, prêmio entregue pela revista francesa Frances Football, deixou o jogador brasileiro em segundo lugar, gerando muitas críticas na imprensa mundial. A vitória de Rodri no prêmio francês foi encarado como retaliação ao ativismo do jogador brasileiro contra o racismo. Na época, em suas redes sociais, Vini Jr se manifestou: "Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados".

Durante sua carreira no Real Madrid, Vini Jr. foi alvo de episódios racistas em diferentes estádios da Espanha, incluindo insultos vindos das arquibancadas e gestos discriminatórios. Os ataques chegaram a motivar investigações policiais e geraram uma onda de solidariedade no mundo esportivo, com clubes, jogadores e torcedores manifestando apoio ao atleta.

Irredutível diante do avanço do racismo dentro dos estádios espanhóis, Vini Jr. se tornou uma referência global no combate ao racismo no futebol. Ele denunciou publicamente os ataques e cobrou ações mais enérgicas das autoridades esportivas, inclusive Fifa e Euro.

Edição: Martina Medina